Nossas Atividades

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), tem como finalidade garantir a permanência, o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem de estudantes público-alvo da educação especial de graduação (pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista – TEA e com altas habilidades/superdotação).

O NAU é constituído por equipe multidisciplinar – composta por assistentes sociais, pedagoga e psicóloga – que realiza o acompanhamento individualizado do processo de ensino e aprendizagem do(a)s estudantes público-alvo da educação especial.

Funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira de 08:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30 

Local: Sala ao lado da sede da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAEC)/UFPI

Telefone: (86) 3215-5649  / WhatsApp: (86) 98855-3397

E-mail: nau.praec@ufpi.edu.br

Instagram: @nau_ufpi

Solicitação de adaptação de material (Prazo mínimo de 15 dias com antecedência): nau.praec@ufpi.edu.br

NOTÍCIAS:

13/03- NAU/PRAEC realizará o Lançamento da Cartilha "Se Liga na Inclusão: orientações para coordenadores e docentes da UFPI"

O 1º Módulo, Promoção de Acessibilidade e Inclusão, será conduzido pelas profissionais do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) que realizarão diálogos e reflexões para a construção de ambientes educacionais inclusivos – A inclusão requer mais que intenções e documentos que garantam o direito à educação para todos; é preciso construirmos uma cultura colaborativa que compreenda a acessibilidade como base para a eliminação de barreiras. Neste Módulo, será lançada a cartilha “Se Liga na Inclusão: orientações para coordenadores e docentes da UFPI” sobre acessibilidade no âmbito universitário no Auditório Auditório Maria Salomé Cabral – CCE. Ministrantes: Dra. Brunna Stella da Silva Carvalho Melo (psicóloga), Me. Maria Dilma Andrade Vieira dos Santos (pedagoga), Me. Rafaella Santiago Sousa Freitas (assistente social) e Dra. Thaís de Andrade Alves Guimarães (assistente social). 


Inscrições: https://forms.gle/Bv9ZaW2ScBzJrziD7, até 12 de março de 2024 – vagas limitadas. 


🗨️Carrossel de imagens com texto alternativo.

UFPI realizará o 1º Curso de Formação para Gestores Acadêmicos

O curso integra um conjunto de ações do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e da Superintendência de Recursos Humanos (SRH). A ideia surgiu a partir de relatos de dificuldades dos atuais gestores dos cursos de graduação da UFPI no que diz respeito aos procedimentos, trâmites e manejo do sistema acadêmico da instituição, bem como da necessidade de incentivar e preparar docentes que atualmente não estão na gestão de cursos, mas que podem vir a estar, bem como técnicos administrativos em educação que possam auxiliar em tais atividades no sistema.

Essa atividade será dividida em 03 (três) módulos em formato híbrido para todos os Campi da UFPI (Teresina, Floriano, Bom Jesus e Picos) e serão abordadas as temáticas referentes à Promoção de Acessibilidade e Inclusão, Gestão de Pessoas e Gestão Acadêmica. O público-alvo são os Gestores de unidades acadêmicas (coordenadores e chefias) e Docentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAE) efetivos da UFPI. E ocorrerá no período de 13 de março a 04 de abril de 2024, com certificação de 30 horas.

Inscrições: https://forms.gle/Bv9ZaW2ScBzJrziD7, até 12 de março de 2024 – vagas limitadas. 


🗨️Carrossel de imagens com texto alternativo.

Consulta Pública sobre o Transporte Acessível no CMPP/Teresina

O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí (NAU/UFPI) convida todos os estudantes com deficiência para participarem da Consulta Pública sobre o Transporte Acessível, que será realizada por meio do preenchimento do seguinte formulário eletrônico: https://forms.gle/Yp8nFFzjD6NM1fhY7. Esse link ficará disponível de 23 de janeiro a 23 de fevereiro de 2024 para coleta das informações.

O objetivo é realizar o mapeamento das necessidades de deslocamentos internos no Campus Universitário Ministro Petrônio Portella (Teresina), para que o Setor de Transporte da Prefeitura Universitária (PREUNI) possa organizar toda a logística e escala de funcionamento para implantação desse novo serviço a partir do próximo semestre letivo.

O transporte acessível visa garantir acessibilidade, segurança e conforto nos deslocamentos internos, por meio do veículo modelo Van Sprinter adaptado, com plataforma elevatória para pessoas que fazem uso de cadeira de rodas, dispondo de 12 lugares e climatizado. O transporte será conduzido pelos motoristas da UFPI que passarão por treinamentos para atendimento às pessoas com deficiência. 

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto com 16 pessoas em pé, dispostas lado a lado, e sorrindo em direção à câmera. Ao fundo, uma parede azul claro e uma tela de projeção de datashow branca e algumas carteiras escolares verde e uma mesa.

26/01 - NAU/PRAEC promove o 2º Módulo de curso de extensão sobre inclusão no Ensino Superior no curso de Odontologia UFPI

No dia 26 de janeiro de 2024, o NAU promoveu o segundo módulo com os docentes do curso de Odontologia intitulado, "Estratégias pedagógicas voltadas para um ensino de graduação inclusivo", promovido pela pedagoga do NAU, Dilma Andrade. 

Na oportunidade foram discutidas sobre metodologias e práticas inclusiva no âmbito da Educação Superior com discussão teórica e prática.

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal, possuindo pessoas em pé formando um círculo. Elas seguram bombons e estão participando de uma dinâmica. No centro do círculo possui uma fileira de cadeiras azuis, ao fundo possui uma porta de acesso ao auditório e na lateral esquerda uma mesa com toalha branca e cadeiras azuis e a imagem do slide de apresentação com fundo branco e o seguinte texto: Base legal e normativas que amparam a educação superior inclusiva na UFPI. 

15/12/23 - NAU promove 1º módulo do curso de extensão sobre educação inclusiva no curso de odontologia UFPI

No dia 15 de dezembro no Auditório do Curso de Odontologia ocorreu o primeiro módulo do Curso de Extensão “Educação inclusiva no ensino de graduação em Odontologia: desafios e possibilidades” coordenado pela Profa. Dra. Patrícia Viana e tem como objetivo discutir sobre desafios e possibilidades da educação inclusiva de pessoas com deficiência no curso de Odontologia da UFPI.

Esse primeiro módulo foi ministrado pela Assistente Social do NAU, Thaís Guimarães e pela Pedagoga do NAU, Dilma Andrade com o tema: "Base legal e normativas que amparam a educação superior inclusiva na UFPI". Abordaram sobre a trajetória histórica dos direitos da pessoa com deficiência e como esses fundamentos legais contribuíram para criação da Resolução 076/2019 CEPEX/UFPI que ampara os estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação no âmbito da graduação da Universidade Federal do Piauí.

Foi um encontro riquíssimo de troca de experiências, das vivências em sala de aula, de divulgação das ações do Núcleo de Acessibilidade da UFPI e de reflexão sobre a inclusão educacional de estudantes com deficiência no ensino superior, além do impacto e os diferentes desafios à prática docente. 

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal de uma sala com paredes de divisórias brancas e 8 pessoas sentadas, lado a lado, em cadeiras azuis e dispostas em formato de círculo. Uma das participantes faz uso de cadeira de todas. 

15/12/23-NAU/PRAEC realiza roda de conversa "Papos da vida"

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) realizou no dia 15 de dezembro de 2023, na sala de multimídia da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco da UFPI (Teresina), a roda de conversa “Papos da Vida” voltada aos estudantes público-alvo da educação especial da UFPI. A roda buscou contemplar a demanda dos/das estudantes acompanhados pelo NAU por mais momentos em grupo e de promoção de troca e interação entre pessoas com deficiência física, visual, intelectual, psicossocial, auditiva e surdez, múltipla, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Altas-habilidades/Superdotação.

O momento da roda de conversa foi bastante produtivo por propiciar a interação e ampliação das relações interpessoais, pelas trocas em grupo, reflexões e construção de projetos de vida através do instrumental utilizado, o curtigrama. O momento foi conduzido pela psicóloga Ana Maria e pela assistente social Rafaella Santiago. 

#paratodosverem: cartaz informativo sobre roda de conversa com o título “Roda de conversa - Papos da vida”, em destaque, na parte superior do card. Logo abaixo, o texto “público-alvo: pessoas com deficiência, transtorno do Espectro Autista e Altas habilidades/superdotação da UFPI”. No centro do cartaz, uma imagem em desenho com cores amarelo, preto e roxo contendo pessoas dialogando, algumas estão sentadas e outras em pé, acima delas, aparecem balões de fala. Na parte inferior do cartaz, o texto “15 de dezembro de 2023/Sexta-10h na Sala de Multimídia da Biblioteca Central da UFPI/Teresina”. No canto inferior direito, o símbolo do NAU. 

NAU/PRAEC realizará roda de conversa "Papos da vida"

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) realizará no dia 15 de dezembro de 2023, sexta-feira, a roda de conversa “Papos da Vida” voltada aos estudantes público-alvo da educação especial da UFPI. São considerados estudantes público-alvo da educação especial (PAEE): pessoas com deficiência física, visual, intelectual, psicossocial, auditiva e surdez, múltipla, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Altas-habilidades/Superdotação.

O momento da roda de conversa será de grande importância para trocas em grupo, reflexões e construção de projetos de vida. O momento será conduzido pela psicóloga e assistente social do NAU. A roda ocorrerá às 10h na sala de multimídia da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco da UFPI-Teresina.

#paratodosverem: Print de tela da transmissão do canal do YouTube com fundo preto. À esquerda, as telas das câmeras das participantes da palestra, representante do NAU e intérprete de LIBRAS, com imagem aparente do busto para cima. À direita, a projeção do slide inicial da apresentação com fundo branco e  texto “Educação Inclusiva e Ensino Superior: possibilidades e desafios no processo de ensino-aprendizagem - Rafaella Santiago Sousa Freitas (Coordenadora/Assistente Social do NAU/UFPI, Mestre em Ciência Política UFPI). 

13/12/23-NAU/PRAEC-Participação no Projeto de Extensão da UESPI “Tenho um aluno com deficiência, e agora?”

No dia 13 de dezembro de 2023 a assistente social e atual coordenadora do Núcleo, Rafaella Santiago, realizou palestra para o último módulo do projeto de extensão da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com o tema “Educação Inclusiva e Ensino Superior: possibilidades e desafios no processo de ensino-aprendizagem” e contou com a participação e mediação das docentes coordenadoras do projeto, Maria de Jesus Queiroz Alencar e Raquel de Oliveira Faria Lopes.

O Projeto de Extensão realizado pela UESPI do Campus de Campo Maior tem o objetivo de oferecer o aprimoramento teórico e prático na área da Educação Especial/Inclusiva aos acadêmicos dos cursos de Licenciaturas da UESPI e outras instituições de Ensino Superior, além de professores na Educação Básica. O projeto acontece via canal do Youtube (formato remoto) da Profª. Raquel Faria e busca englobar a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Ao todo, foram realizados 12 módulos com temáticas diversas e o NAU foi o último a participar dentre as discussões já realizadas nos diferentes níveis de ensino.

#paratodosverem: Imagem com fundo branco e balão azul contendo o texto em fonte Branca “AVISO: Edital N 12/2024 PRAEC-Edital disponível para cessão/empréstimo de Recursos de Tecnologia Assistiva (gravador de voz digital e/ou Kit lupas manuais). ”. Logo abaixo uma mão segurando um megafone branco e os símbolos da PRAEC e do NAU na lateral inferior direita da imagem.

04/12/2023-NAU/PRAEC - Edital para cessão de Recursos de Tecnologia Assistiva (Gravador de voz e/ou kit lupas)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), com apoio dos Núcleos de Assistência Estudantil (NAE’s), dos Campi fora de sede, responsável pela coordenação, execução e acompanhamento das ações que integram a Política de Assistência aos estudantes público-alvo da educação especial da UFPI, estabelece neste Edital as normas e critérios para seleção de estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para a cessão de recursos de tecnologia assistiva, tais como gravador de voz e kit lupas.


Acesso ao edital e seus anexos:

Link edital e anexos

#paratodosverem: cartaz com fundo vermelho e bilhete na parte central na cor branca com o símbolo do NAU na parte superior do cartaz e, logo abaixo, um megafone vermelho e texto em fonte azul e preta: "Se liga! Resultado Final do Edital 7/2023 PRAEC/UFPI Bolsa de Inclusão Social (BINCS) - Teresina (Etapa de novembro)".

04/12/23-Resultado Final da sexta etapa da seleção do Edital Nº 7/2023 PRAEC-Teresina

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), divulga o RESULTADO FINAL da seleção para a 6ª (sexta) etapa do benefício Bolsa de Inclusão Social (BINCS - Edital Nº 07/2023 PRAEC) Campus Universitário Ministro Petrônio Portella.

Os/As estudantes em situação de deferimento serão inclusos na Folha de Pagamento, conforme dados bancários apresentados no sistema de inscrição (SINAE). Os Termos de Compromisso e de Concordância do Serviço Pedagógico (Anexos do Edital Nº 07/2023) deverão ser enviados até o dia 07 de dezembro de 2023 para o seguinte e-mail:  nau.praec@ufpi.edu.br


Acesso ao Resultado Final:

Publicação do Resultado Final

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto de um hall do prédio da UFPI com várias pessoas em círculo, sentadas, lado a lado. Ao fundo, algumas árvores e uma grade separando do espaço externo.

29, 30/11 e 01/12 - NAU/PRAEC participa do JUBRA 2023 UFPI

Nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2023, ocorreu na cidade de Teresina-Piauí, na Universidade Federal do Piauí, o IX JUBRA-Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira que tem como tema “Juventudes e outros modos de viver: rebeldias, resistências e autonomias”.

O IX JUBRA-Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira foi um espaço de debates e intercâmbios entre pesquisadoras/res, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais e as juventudes interessadas em promover aprofundamentos e discussões acerca das juventudes brasileiras.

Na oportunidade o NAU participou dos debates e apresentações no evento. A pedagoga, Dilma Andrade, participou ativamente do evento, assim como estudantes público-alvo da educação especial da UFPI.

#paratodosverem: Imagem com cartaz de evento. Na parte superior com fundo azul e em fonte branca, o texto “Artigos gratuitos esperando por você” e, logo abaixo, título em fonte amarela e ampliada contendo o texto “Bazar pega e Desapega”. Logo abaixo, uma fotografia colorida com várias roupas penduradas em cabides. Na parte inferior do cartaz, fundo amarelo com o símbolo da UFPI e da PRAEC como realizadores do evento e, logo abaixo, em fonte preta e azul, o texto “Bazar gratuito! O bazar ocorrerá no dia 23/11. Local: Espaço Rosa dos Ventos-UFPI”.  

Bazar gratuito da Assistência Estudantil no SEMAE/SiUFPI 2023

No dia 23 de novembro de 2023 ocorrerá o X Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE) com o tema “Conectando Educação e Sustentabilidade Social”. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e faz parte dos Seminários Integrados da UFPI (SiUFPI) 2023, que irão abordar sobre sustentabilidade e inovações, a partir da temática “Sustentabilidade e Inovação: o futuro já começou”.

A programação do evento conta com roda de conversa e oficina e, durante todo o dia, será realizado o bazar gratuito na entrada do Cine Teatro da UFPI. A proposta do bazar vem para somar com a temática geral do evento que engloba o tema sustentabilidade. Dessa forma, visa fomentar ações de doação e troca de utensílios que possam ser utilizados pela comunidade universitária.

A equipe organizadora do bazar está realizando durante o mês de outubro e novembro (até 06/11) a coleta de itens em diversos pontos de arrecadação para disponibilização no dia 23 de novembro de 2023. Os pontos disponíveis para doação estão dispostos nos Restaurantes Universitários (Rus) de Teresina, na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco em Teresina e na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, mais especificamente, na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CACOM) e Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU). Os itens para arrecadação podem ser variados como: vestuário (roupas, jalecos etc), calçados, bolsas, livros, brinquedos, acessórios etc. 

#paratodosveresm: fotografia em plano vertical com duas pessoas no foco da imagem. Duas mulheres sorrindo para a cãmera. Uma delas veste a blusa do evento "Premaut".

16 e 17/11/23 - NAU participa do evento do Projeto PREMAUT UFPI

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) participou do evento "Abordagens inclusivas e adpatadas para pessoas com TEA/Deficiência em alusão aos 5 anos do PREMAUT.  O evento contou com um ciclo de palestras  e lançamento de livro. O NAU realiza diversas ações em parceria com o PREMAUT e não poderia deixar de prestigiar esse momento.

#paratodosverem: cartaz com fundo vermelho e bilhete na parte central na cor branca com o símbolo do NAU na parte superior do cartaz e, logo abaixo, um megafone vermelho e texto em fonte azul e preta: "Se liga! Resultado Final do Edital 7/2023 PRAEC/UFPI Bolsa de Inclusão Social (BINCS) - Teresina (Etapa de outubro)".

06/11/23-Resultado Final da quinta etapa de seleção do Edital Nº 07/2023 PRAEC - BINCS/Teresina

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), divulga o RESULTADO FINAL da seleção para a 5ª (quinta) etapa (outubro 2023) do benefício Bolsa de Inclusão Social (BINCS - Edital Nº 07/2023 PRAEC) Campus Universitário Ministro Petrônio Portella.

Os/As estudantes em situação de deferimento serão inclusos na Folha de Pagamento, conforme dados bancários apresentados no sistema de inscrição (SINAE). Os Termos de Compromisso e de Concordância (Anexos do Edital Nº 07/2023) deverão ser enviados até o dia 10 de novembro de 2023 para o seguinte e-mail: nau.praec@ufpi.edu.br


Acesso ao Resultado Final:

Publicação do Resultado Final

#paratodosverem: cartaz com fundo vermelho e bilhete na parte central na cor branca com o símbolo do NAU na parte superior do cartaz e, logo abaixo, um megafone vermelho e texto em fonte azul e preta: "Se liga! Resultado Final do Edital 7/2023 PRAEC/UFPI Bolsa de Inclusão Social (BINCS) - Teresina (Etapa de setembro)".


03/10/23-NAU/PRAEC- Resultado Final da quarta etapa da Bolsa de Inclusão Social (BINCS)- Teresina-Edital Nº 07/2023

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), divulga o RESULTADO FINAL da seleção para a quarta etapa (setembro 2023) do benefício Bolsa de Inclusão Social (BINCS - Edital Nº 07/2023 PRAEC) Campus Universitário Ministro Petrônio Portella.

Os/As estudantes em situação de deferimento serão inclusos na Folha de Pagamento, conforme dados bancários apresentados no sistema de inscrição (SINAE). Os Termos de Compromisso e de Concordância (Anexos do Edital Nº 07/2023) deverão ser enviados até o dia 09 de outubro de 2023 para o seguinte e-mail:  nau.praec@ufpi.edu.br

Acesso ao Resultado Final:

Resultado Final BINCS- Quarta etapa

#paratodosverem: foto de um grupo de pessoas, a maioria está de pé e na frente destas pessoas há duas mulheres sentadas, todos sorriem para a foto.  

25/09/23-NAU/PRAEC realiza o III Encontro com os estudantes Público-alvo da Educação Especial da UFPI

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI realizou no dia 25 de setembro de 2023 o III Encontro com Estudantes PAEE da UFPI no Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI (MAP). O evento visou reforçar os direitos e deveres dos estudantes com deficiência no âmbito universitário e oportunizá-los a trocar de experiências, ideias e ampliar os conhecimentos. O encontro foi dividido em três momentos:

1º) Exposição de informações e esclarecimento de dúvidas sobre os serviços/benefícios oferecidos pela Coordenação de Assistência Comunitárias (CACOM) e pelo Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), ambos vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) realizada pelas Assistentes Sociais do NAU, Dra. Thaís Guimarães e Me. Rafaella Santiago.

2º) Oficina: “Aprender no Contexto – Ler e escrever na Universidade” com a Ministrante: Me. Dilma Andrade - Pedagoga do NAU que discutiu sobre o desenvolvimento de habilidades de leitura para aprimoramento da escrita e interpretação, a importância de uma boa organização de tempo e métodos de estudo no âmbito universitário. 

3º) Diálogo sobre “Diagnóstico na fase adulta: Importância do diagnóstico, processo de aceitação e acesso a direitos” - Ministrante: Me. Fernanda Costa – Assistente Social TJ/PI/Fórum da Comarca de Parnaíba “Desembargador Salmon Lustosa” que abordou sobre o seu lugar de fala, a importância do diagnóstico na fase adulta, práticas capacitistas, as dificuldades do autista adulto, a interseção do TEA com os marcadores classe social, raça e trabalho, além de como incluí-los no meio acadêmico. 

Maiores informações: Notícia completa no site da PRAEC/UFPI

#paratodosverem: Fotografia em plano horizontal com duas mulheres dispostas em pé dialogando com uma plateia a sua frente e, logo atrás, um painel branco com projeção de slides, uma parede branca de divisórias e na lateral esquerda da foto uma mesa com toalha azul com garrafas de café e de água. 

19 e 20/09/23-NAU/PRAEC realiza Encontro Anual do Grupo de Trabalho da Rede de Leitura Inclusiva do Piauí

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) realizou no último dia 19 e 20 de setembro de 2023, na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco, o Encontro Anual do Grupo de Trabalho da Rede de Leitura Inclusiva do Piauí com reunião entre os membros e interessados na temática e em ações de fomento à leitura e contou com a representante da Dorina Nowill São Paulo, Maria Melo.

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto encabeçado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos de São Paulo que visa estreitar as relações entre professores, educadores, bibliotecários leitores, audiodescritores, tradutores e interpretes de libras, organizações sociais, dentre outros, para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura. O NAU é parceiro desta ação desde o início das suas atividades como Núcleo na instituição, assim como outras instituições governamentais e não governamentais externas.

Acesso à notícia completa: 

Notícia no site da PRAEC/UFPI

#paratodosverem: cartaz com fundo vermelho e bilhete na parte central na cor branca com o símbolo do NAU na parte superior do cartaz e, logo abaixo, um megafone vermelho e texto em fonte azul e preta: "Se liga! Resultado Final do Edital 7/2023 PRAEC/UFPI Bolsa de Inclusão Social (BINCS) - Teresina (Etapa de agosto)".


01/09/23-NAU/PRAEC- Resultado Final da terceira etapa da Bolsa de Inclusão Social (BINCS)- Teresina-Edital Nº 07/2023

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), divulga o RESULTADO FINAL da seleção para a terceira etapa (agosto 2023) do benefício Bolsa de Inclusão Social (BINCS - Edital Nº 07/2023 PRAEC) Campus Universitário Ministro Petrônio Portella.

Os/As estudantes em situação de deferimento serão inclusos na Folha de Pagamento, conforme dados bancários apresentados no sistema de inscrição (SINAE). Os Termos de Compromisso e de Concordância (Anexos do Edital Nº 07/2023) deverão ser enviados até o dia 8 de agosto de 2023 para o seguinte e-mail:  nau.praec@ufpi.edu.br

Acesso ao Resultado Final: 

Resultado Final -Terceira Etapa

#paratodosverem: Cartaz de evento com fundo roxo escuro e título em destaque na parte superior com fonte branca, contendo o texto: “III Encontro com Estudantes Público-alvo da Educação Especial da UFPI”. Na lateral esquerda do título, a data 25 de setembro em destaque em fonte ampliada em nas cores laranja e branco. Logo abaixo, em fonte branca, o texto: “Está chegando”. Na parte inferior do cartaz, imagem de pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência dialogando em um espaço aberto, logo acima de algumas delas, alguns balões de fala com o texto “Vamos trocar experiências” e “Vamos saber mais”. No canto inferior esquerdo, o símbolo do NAU.

NAU realizará o III Encontro com Estudantes Público-alvo da Educação Especial da UFPI

O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), realiza no dia 25 de setembro, a partir das 8h, o III Encontro com Estudantes Público-alvo da Educação Especial da UFPI no Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI (MAP), localizado no Centro de Ciências da Natureza II (CCN II), atrás do Centro de Tecnologia (CT).

O evento é realizado anualmente e tem o objetivo de fomentar o debate e esclarecer dúvidas sobre os serviços/ações da assistência estudantil, direitos e deveres das pessoas público-alvo da educação especial no âmbito universitário. Será também um momento importante para os estudantes se conhecerem, apresentarem dúvidas, sugestões e ideais, assim como momento para troca de experiências e ampliação do conhecimento.

A ação será dividida em três momentos, uma para exposição de informações sobre a assistência estudantil e o NAU, outra para aprendizagem com a oficina: “Aprender no Contexto – Ler e escrever na Universidade” - Ministrante: Dilma Andrade - Pedagoga NAU. A terceira parte, será destinada para a palestrante convidada com o tema “Diagnóstico na fase adulta: Importância do diagnóstico, processo de aceitação e acesso a direitos” - Ministrante: Fernanda Costa – Assistente Social TJ/PI/Fórum da Comarca de Parnaíba “Desembargador Salmon Lustosa”.

Acesse aqui a programação.

Confira o local do evento: https://www.ufpi.br/equipe-maplocalizacao.


25/08/23-NAU/PRAEC realiza Curso de extensão intitulado "Curso de Iniciação sobre Deficiência Visual"

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitária (PRAEC), realizou na última sexta-feira, 25 de agosto de 2023, o primeiro curso referente aos ciclos de iniciação de 2023, com natureza formativa. A proposta em ciclos mensais visa ampliar o conhecimento sobre inclusão, em especial no Ensino Superior, de modo a abranger aspectos gerais sobre os tipos de deficiência.

O curso foi ministrado pela assistente social Rafaella Santiago e contou com dois momentos, teórico e prático. O curso trouxe elementos para discussão a fim de possibilitar habilidades para auxiliares acadêmicos, docentes e técnicos para identificação dos tipos de deficiência visual e conhecimento sobre aspectos normativos/legais no âmbito escolar voltados às pessoas com deficiência visual; assim como para ter conhecimento prático para inclusão de pessoas com deficiência visual em âmbito educacional e utilização de tecnologias assistivas.

Maiores informações:

Notícia completa no site da PRAEC/UFPI

#paratodosverem: Fotografia em plano fechado com um grupo de quatro mulheres de pé na Biblioteca Municipal Fontes Ibiapina. Elas seguram a coleção Dorinha pelo Brasil nas mãos. 

NAU/PRAEC visita bibliotecas e mobiliza novos parceiros para compor Grupo de Trabalho da Rede de Leitura Inclusiva

As assistentes sociais do NAU, Rafaella Santiago e Thaís Guimarães, visitaram 07 (sete) bibliotecas públicas no período de 15 de agosto a 06 de setembro de 2023 com objetivo de agregar novos parceiros para tecer a Rede de Leitura Inclusiva do Piauí, trocar experiências e vivências para fortalecer as instituições.

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto encabeçado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos que visa estreitar as relações entre professores, educadores, bibliotecários leitores, audiodescritores, tradutores e interpretes de libras, organizações sociais etc. para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura. Inclusive o GT da Rede de Leitura Inclusiva Piauí se reunirá dias 19 e 20 de setembro na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco com representante da Dorina Nowill São Paulo.

Bibliotecas que foram visitadas:

Biblioteca Municipal H. Dobal, Biblioteca Municipal São João, Biblioteca Municipal Abdias Neves, Biblioteca Municipal Fontes Ibiapina, Biblioteca Municipal da Costa e Silva, Biblioteca Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho, Biblioteca do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. 

Acesso à notícia completa:

Notícia no site da PRAEC/UFPI

#paratodosverem: Imagem com o banner do evento em fundo azul e branco. O título encontra-se na parte superior do cartaz, em destaque, com o texto “Ciclo de Iniciação sobre Deficiência Visual”. As fontes do título têm tamanhos, formas e contrastes variados e na letra C da palavra “Ciclo” tem um capelo azul sobreposto. Logo abaixo, contém o texto “Cursos de Iniciação com natureza formativa sobre inclusão educacional para Auxiliares Acadêmicos/Docentes da UFPI e Docentes/Técnicos e Estudantes de Graduação Externos. Inscrições: Via SIGAA Extensão -UFPI”. Na lateral direita do cartaz, duas fotografias em formato polaroide com bordas brancas. A primeira fotografia, com a imagem de um livro em braile aberto e apenas o foco nas mãos de duas pessoas sobre o livro. Logo abaixo, a outra fotografia contendo três pessoas (duas mulheres e um homem), sentados em um sofá bege e ao fundo uma parede branca, um quadro e um abajur. As pessoas estão sentadas, lado a lado, e uma delas usa óculos escuro e outra está tateando um livro em braile. Logo abaixo dessa imagem tem o texto “Nova data”, em destaque. 

09/08/23-NAU/PRAEC- Nova data para o curso Ciclo de Iniciação sobre Deficiência Visual

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI vem por meio deste informar que em decorrência do cenário do Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina) esta semana, no que se refere ao funcionamento do Restaurante Universitário (RU) e a possibilidade de formato remoto das aulas para graduação e pós-graduação presencial da UFPI (07 a 11/08/23), o curso "Ciclo de Iniciação sobre Deficiência Visual" (Totalmente presencial) foi remarcado e ocorrerá no dia 25/08 (sexta-feira) - Sala de Multimídia da Biblioteca Central UFPI (Teresina) - EVENTO PRESENCIAL.


Para os interessados em inscrições fora do prazo de inscrição no SIGAA e, em caso de dúvidas, favor entrar em contato através do e-mail: nau.praec@ufpi.edu.br

#paratodosverem: cartaz com fundo vermelho e bilhete na parte central na cor branca com o símbolo do NAU na parte superior do cartaz e, logo abaixo, um megafone vermelho e texto em fonte azul e preta: "Se liga! Resultado Final do Edital 7/2023 PRAEC/UFPI Bolsa de Inclusão Social (BINCS) - Teresina (Etapa de julho)".

03/08/23- NAU/PRAEC-Resultado final da segunda etapa da Bolsa de Inclusão Social (BINCS)- Teresina - Edital Nº 07/2023

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), divulga o RESULTADO FINAL da seleção para a segunda etapa (julho 2023) do benefício Bolsa de Inclusão Social (BINCS - Edital Nº 07/2023 PRAEC) Campus Universitário Ministro Petrônio Portella.

Os/As estudantes em situação de deferimento serão inclusos na Folha de Pagamento, conforme dados bancários apresentados no sistema de inscrição (SINAE). Os Termos de Compromisso e de Concordância (Anexos do Edital Nº 07/2023) deverão ser enviados até o dia 8 de agosto de 2023 para o seguinte e-mail:  nau.praec@ufpi.edu.br

Acesso ao Resultado Final:

Resultado Final BINCS - Segunda etapa

#paratodosverem: Duas fotografias em plano vertical, lado a lado, com a imagem das cabines de uso individual no Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI). A primeira fotografia, à esquerda, está a imagem com o foco em uma das cabines de estudo na cor branca com uma plaquinha azul lateral com o símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma cadeira azul, apoiado à cabine está disposto um fone abafador de ruído nas cores vermelho e preto e com uma etiqueta do LACI. Ao fundo da imagem, onde as cabines estão encostadas, constam quadros em adesivos com os símbolos universais, como o símbolo de acessibilidade com fundo vermelho e o símbolo da deficiência auditiva com fundo verde. Na segunda fotografia, à direita, está a imagem de seis cabines brancas dispostas lado a lado com cadeiras azuis. Ao fundo, a parede branca com quadros em adesivos coloridos com os símbolos universais dos diferentes tipos de deficiência e o símbolo universal de acessibilidade da ONU. 

31/07/23- NAU/PRAEC Disponibiliza cabines de estudo com fones abafadores de som/ruídos para usuários do Laboratório de Acessibilidade e Inclusão da UFPI (LACI)

O Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI), localizado na Biblioteca Central, sob a gestão do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU/PRAEC) e em parceria com a Biblioteca Comunitára Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB) vem informar que estão disponibilizando cabines de estudo de uso prioritário por pessoas com deficiência com o empréstimo de fones abafadores de som/ruídos a fim de evitar estímulos sonoros e visuais.

Os/As usuários/as do LACI são prioritariamente pessoas público-alvo da educação especial da UFPI ou da comunidade externa (pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista – TEA e com altas habilidades/superdotação).

Os fones abafadores de sons/ruídos são uma tecnologia assistiva importante para pessoas com deficiência psicossocial (Transtorno mental), autismo e deficiência intelectual, por exemplo, para lidar com ambientes de uso comunitário que requer concentração e o maior controle de estímulos sonoros e visuais que podem ser fisicamente dolorosos e emocionalmente estressantes. Sendo assim, torna-se um recurso importante para concentração e realização de tarefas, em especial no processo de ensino-aprendizagem. Para utilização dos fones abafadores, o/a usuário/a do LACI deve solicitar à equipe técnica do Laboratório o empréstimo do item.


#paratodosverem: Fotografia em plano horizontal com a ministrante da oficina em pé, articulando e se comunicando com a plateia. Ela está disposta de frente para a câmera e para a plateia. Ela tem cabelos loiros cacheados e está disposta de frente para a câmera e para a plateia. A plateia está disposta na imagem de costas para a câmera, sentada em cadeiras verdes. Ao fundo da fotografia, divisórias da sala na cor branca e uma tela de data show branca.

21/07/2023-NAU/PRAEC através do Projeto Flor de Mancadaru realiza oficina de Automaquiagem

Na sexta-feira do dia 21 de julho de 2023, o Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), através do Projeto Flor de Mandacaru, realizou uma ação destinada às mães dos estudantes com deficiência da universidade, além de contar com a presença de outras servidoras da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e da Biblioteca da UFPI.

Na ocasião, a empreendedora de beleza, Samara Almeida, realizou uma exposição sobre a importância de ativar a autoestima e trabalhar o autocuidado, visto que é necessário cuidar de quem se preocupa em cuidar dos outros.  A palestrante realizou ainda demonstrações de como realizar automaquiagem e cuidados com a pele.

Esta ação faz parte de um projeto maior que tem como ênfase, o cuidado com as mães dos estudantes, sobretudo, aquelas que ficam na universidade enquanto seus filhos participam das atividades acadêmicas.

Acesso à notícia completa:

Notícia completa no site da PRAEC/UFPI

#paratodosverem: banner 1 - ao centro, imagem de mulher de pele branca, cabelos loiros cacheados. Acima, escrito “Oficina de automaquiagem” e embaixo, logo do NAU e o nome do projeto “Flor de Mandacaru”. Banner 2 - com imagem de dois cactos nas laterais, ao centro o público a que se destina o evento (mães de estudantes com deficiência da UFPI). 

10/07/2023 - No dia 21 de julho de 2023 ocorrerá a Oficina de Automaquiagem no Projeto Flor de Mandacarú

O NAU, em parceria com a maquiadora Samara Almeida, realizará no dia 21 de julho de 2023 uma Oficina de Automaquiagem com as mães dos/as estudantes público-alvo da educação especial da UFPI. A oficina será realizada na Biblioteca Central da UFPI (Teresina) a partir das 9h da manhã.

As ações voltadas às mães são essenciais para a construção da autonomia dos/as estudantes, assim como para promoção de um ambiente mais agradável aos familiares que permanecem na instituição ao longo do dia. As oficinas possibilitarão o desenvolvimento de habilidades e a valorização/troca de saberes no grupo, autocuidado, assim como a possibilidade de geração de renda. 

#paratodosverem: Imagem com o banner do evento em fundo azul e branco. O título encontra-se na parte superior do cartaz, em destaque, com o texto “Ciclo de Iniciação sobre Deficiência Visual”. As fontes do título têm tamanhos, formas e contrastes variados e na letra C da palavra “Ciclo” tem um capelo azul sobreposto. Logo abaixo, contém o texto “Cursos de Iniciação com natureza formativa sobre inclusão educacional para Auxiliares Acadêmicos/Docentes da UFPI e Docentes/Técnicos e Estudantes de Graduação Externos. Inscrições: Via SIGAA Extensão -UFPI”. Na lateral direita do cartaz, duas fotografias em formato polaroide com bordas brancas. A primeira fotografia, com a imagem de um livro em braile aberto e apenas o foco nas mãos de duas pessoas sobre o livro. Logo abaixo, a outra fotografia contendo três pessoas (duas mulheres e um homem), sentados em um sofá bege e ao fundo uma parede branca, um quadro e um abajur. As pessoas estão sentadas, lado a lado, e uma delas usa óculos escuro e outra está tateando um livro em braille. 

04/08/23 - NAU/PRAEC - Curso de Iniciação sobre Deficiência Visual

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), vinculado a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitária (PRAEC), realizará no dia 11 de agosto de 2023 o primeiro curso referente aos ciclos de iniciação de 2023, com natureza formativa, promovidos pelo NAU. A proposta em ciclos mensais visa ampliar o conhecimento sobre inclusão, em especial no Ensino Superior, de modo a abranger aspectos gerais sobre os tipos de deficiência.

O primeiro ciclo será sobre Deficiência Visual intitulado “Ciclo de Iniciação sobre Deficiência Visual”. A deficiência visual é o segundo maior tipo de deficiência apresentada pelos estudantes público-alvo da educação especial que entram na UFPI. Dado este número e as demandas educacionais advindas de suas particularidades, todos os agentes universitários precisam de conhecimento teórico e prático que lhes garantam um mínimo de habilidades para lidar com a demanda. Dessa forma, o ciclo pretende possibilitar habilidades para identificar os tipos de deficiência visual e conhecer aspectos normativos/legais no âmbito escolar voltados às pessoas com deficiência visual; ter conhecimento prático para inclusão de pessoas com deficiência visual em âmbito educacional e utilização de tecnologias assistivas.

O ciclo ocorrerá no dia 11 de agosto de 2023, nos turnos manhã (8h às 12h) e tarde (14h às 18h), na sala de Multimídia da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco – Teresina (PI). 

As inscrições acontecem via SIGAA UFPI (módulo Extensão), no período de 03/08 a 10/08.

Link para inscrição:

https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/extensao/consulta_extensao.jsf

Pré-requisito para inscrição:

Auxiliares Acadêmicos/Docentes da UFPI e Docentes/Técnicos e Estudantes de Graduação Externos

Para quaisquer dúvidas e maiores informações: nau.praec@ufpi.edu.br

27/07/23-NAU/PRAEC participa do evento de contribuição para a elaboração do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Na quinta-feira, 27 de julho de 2023, o Núcleo de Acessibilidade da UFPI, participou do evento de contribuição para elaboração do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limites 2”.

Na ocasião, foram realizados diálogos, propostas e oficinas sobre os eixos do Plano e avaliação biopsicossocial e contou com a presença de autoridades, pessoas com deficiências, entidades e profissionais da área de inclusão da pessoa com deficiência.

O Plano está sob a coordenação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania através da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que no Estado do Piauí, tem como parceria a SEID (Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência).

Notícia completa:

Notícia completa do site NAU/PRAEC

#paratodosverem: cartaz com fundo vermelho e bilhete na parte central na cor branca com o símbolo do NAU na parte superior do cartaz e, logo abaixo, um megafone vermelho e texto em fonte azul e preta: "Se liga! Resultado Final do Edital 7/2023 PRAEC/UFPI Bolsa de Inclusão Social (BINCS) - Teresina (Etapa de junho)".

03/07/23 - NAU/PRAEC- Resultado da 1ª etapa da seleção da Bolsa de Inclusão Social (BINCS) - Edital Nº 07/2023

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), divulga o RESULTADO FINAL da seleção para a primeira etapa (junho 2023) do benefício Bolsa de Inclusão Social (BINCS - Edital Nº 07/2023 PRAEC) Campus Universitário Ministro Petrônio Portella. A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), divulga o RESULTADO FINAL da seleção para a primeira etapa (junho 2023) do benefício Bolsa de Inclusão Social (BINCS - Edital Nº 07/2023 PRAEC) Campus Universitário Ministro Petrônio Portella.  Os/As estudantes em situação de deferimento serão inclusos na Folha de Pagamento, conforme dados bancários apresentados no sistema de inscrição (SINAE). 

Os Termos de Compromisso e de Concordância (Anexos do Edital Nº 07/2023) deverão ser enviados até o dia 8 de julho de 2023 para o seguinte e-mail: nau.praec@ufpi.edu.br 

Acesso ao Resultado Final: 

RESULTADO BINCS (1ª Etapa)

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal com cinco servidoras da UFPI e IFPI em pé e ao lado da máquina de impressão braille. Ao fundo, uma parede branca com um sofá azul e uma porta preta.

21/06/23- NAU/PRAEC firma parceria com NAPNE/IFPI

Aos dias 21 de Junho de 2023 foi celebrada oficialmente uma parceria técnica entre o NAU/UFPI (Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí) e o NAPNE (Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Específicas) do IFPI (Instituto Federal do Piauí). Na ocasião a Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Drª Mônica Arrivabene e a coordenadora do NAPNE Ana Lídia de Oliveira Feitosa assinaram o termo

A parceria vai beneficiar diretamente os alunos público-alvo da educação especial no atendimento às suas demandas, tal como a adaptação de material para pessoas cegas, bem como outras ações de inclusão. Na reunião para oficializar a parceria estavam presentes, respectivamente na ordem em que aparecem na foto: Brunna Stella Melo (Coordenadora e psicóloga do NAU/UFPI), Conceição Rabelo (pedagoga NAPNE), profa. Mônica Arrivabene (Pró-reitora PRAEC), Lídia de Oliveira (coordenadora NAPNE) e Ana Maria Batista (psicóloga UFPI). A iniciativa é louvável e fortalecerá a comunidade acadêmica. 

#paratodosverem: print de tela de computador de uma reunião online com fundo preto na tela. À esquerda da imagem, está disposta a apresentação de slide do NAU e, à direita da imagem, um mosaico de participantes online do evento em que três câmeras estão abertas e outras 29 estão fechadas com a foto do perfil do e-mail.

20/06/23- Nau participa da Semana Pedagógica da LEdoC

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) participou no dia 20 de junho de 2023 da Semana Pedagógica da LEdoC que teve como objetivos: Discutir o atual cenário da LEdoC e socializar os desafios enfrentados no Tempo Universidade e as experiências comunitárias vivenciadas pelos discentes durante o Tempo Comunidade e as possibilidades para o seu pleno desenvolvimento; Aprofundar a discussão sobre as bolsas e benefícios no âmbito da UFPI; Planejar as atividades acadêmicas com foco no constante aperfeiçoamento dos processos de ensino-aprendizagem dos alunos da Licenciatura em Educação do Campo; Fortalecer o Curso de Licenciatura em Educação do Campo no contexto da UFPI .

As servidoras do NAU, Dilma Andrade (Pedagoga) e Rafaella Santiago (Assistente Social), apresentaram os objetivos do NAU, suas ações e serviços, dando destaque à Resolução Nº 76/2019 CEPEX/UFPI e aos benefícios/tecnologias a serem disponibilizados/as aos/às discentes, assim como o suporte que realiza aos docentes. A reunião ocorreu de forma online pela plataforma meet e contou com a participação de alunas (os) e professoras (es).


#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto com banner do NAU ao centro e a servidora Brunna Melo, à esquerda da imagem e ao lado do banner, e a servidora Ana Maria, à direita da fotografia e também ao lado do banner. Ao fundo, tenda de outra instituição participante e pessoas no evento.

16/06/23- NAU participa do Evento estadual Cidade Inclusiva - 4ª Edição

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) participou nos dias 16 e 17 de junho de 2023 da quarta edição do Cidade Inclusiva, evento organizado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI).

O evento, que aconteceu no CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde Colégio da Polícia Militar do Piauí , contou com várias instituições parceiras com a realização de palestras, apresentações e disponibilização de serviços por meio dos parceiros do evento, como emissão de documentos, orientações jurídicas, prestação de informações, entre outras.

O NAU, através da presença das servidoras Ana Maria Batista (Psicóloga) e Brunna Melo (Coordenadora do NAU e psicóloga), esteve presente representando a Universidade Federal do Piauí (UFPI), divulgando os seus serviços e ações para a comunidade teresinense de modo a mobilizar o interesse pelo ingresso na universidade pública e a promoção de cidadania.

#paratodosverem: cartaz com fundo vermelho e bilhete na parte central na cor branca com o símbolo do NAU na parte superior do cartaz e, logo abaixo, um megafone vermelho e texto: "Aviso! Edital Nº 08/2023 PRAEC Bolsa de Inclusão Social (BINCS)- Auxiliares acadêmicos para estudantes público-alvo da educação especial- Surdos".

07/06/23- Lançamento do Edital Nº 08/2023 PRAEC para a Bolsa de Inclusão Social (BINCS-ES) para auxiliares acadêmicos de estudantes surdos.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), com apoio dos Núcleos de Assistência Estudantil (NAEs), dos Campi fora de sede, responsável pela coordenação, execução e acompanhamento das ações que integram a Política de Assistência aos estudantes público-alvo da educação especial da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estabelece neste Edital as normas e critérios para seleção de candidatos/as ao benefício da PRAEC Bolsa de Inclusão Social (BINCS-ES) para auxiliares acadêmicos de estudantes surdos. 

Acesso ao Edital: Notícia e Edital Nº 08/2023

#paratodosverem: cartaz com fundo vermelho e bilhete na parte central na cor branca com o símbolo do NAU na parte superior do cartaz e, logo abaixo, um megafone vermelho e texto: "Aviso! Edital Nº 07/2023 PRAEC Bolsa de Inclusão Social (BINCS)- Auxiliares acadêmicos para estudantes público-alvo da educação especial".

07/06/23- Lançamento Edital Nº 07/2023 PRAEC para a Bolsa de Inclusão Social (BINCS)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), com apoio dos Núcleos de Assistência Estudantil (NAEs), dos Campi fora de sede, responsável pela coordenação, execução e acompanhamento das ações que integram a Política de Assistência aos estudantes público-alvo da educação especial da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estabelece neste Edital as normas e critérios para seleção de candidatos/as ao benefício da PRAEC Bolsa de Inclusão Social (BINCS). 

Acesso ao edital: Notícia e Edital Nº 07/2023

#paratodosverem: Imagem com fundo em mosaico de quadrados nas cores azul escuro, cinza e azul turquesa. Ao centro e sobreposto ao mosaico, um quadro com fundo branco contendo o texto: "Comunicado important- Informativo PRAEC: Reajuste das bolsas de Assistência Estudantil da PRAEC/UFPI". Na parte inferior do quadro central, em negrito e fontes menores, o texto: "Maiores informações www.ufpi.br/praec".

18/05/23- Reajustes das bolsas da Assistência Estudantil

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) informa oficialmente que as bolsas de Assistência Estudantil pagas com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)  terão reajustes de 25% válido a partir de maio de 2023, exceto o Auxílio Inclusão Digital (AID) que permanece no valor de R$130,00.

A PRAEC reforça que o reajuste das bolsas já era uma demanda pleiteada pela equipe de assistência estudantil da UFPI, conforme consta nos Planos de Desenvolvimento da Unidade (PDU), mas que não tinha sido possível ocorrer anteriormente. Destacamos que foram realizadas inúmeras reuniões técnicas para análise de orçamento e junto aos órgão de representação estudantil para chegar a um valor possível de reajuste, após o repasse da complementação orçamentar.

Dessa forma, esperamos continuar estabelecendo ações que busquem minimizar as desigualdades socioeconômicas, incentivando a permanência dos discentes em seus percursos formativos.

Acesso à notícia no site da PRAEC: Notícia PRAEC

#paratodosverem: imagem com fundo azul claro e título central com o texto "FAQ da Assistência Estudantil Edital Nº 5/2023- AID Equipamento: modalidade II. Na lateral direita, imagem dos sinais de interrogação e exclamação na cor azul com desenhos de três pessoas ao seu redor utilizando tecnologias.

18/05/23- FAQ sobre o Auxílio Inclusão Digital II (AID Equipamento)- Edital Nº 05/2023 PRAEC

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), divulgam um   FAQ referente ao Edital AID: modalidade II com perguntas e respostas para orientação dos discentes. 


Acesso ao FAQ:

FAQ (Perguntas e respostas)

#paratodosverem: cartaz com fundo azul e bilhete na parte central na cor branca com o símbolo do NAU na parte superior do cartaz e, logo abaixo, um megafone vermelho e texto: "Aviso! Edital Nº 05/2023 PRAEC Auxílio Inclusão Digital- AID Equipamento: modalidade II".

9/05/23-Edital Nº 05/2023 PRAEC - Auxílio Inclusão Digital (AID Equipamento: modalidade II)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), responsável pela coordenação, execução e acompanhamento dos programas que integram a Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estabelecem neste Edital as normas e critérios para seleção de candidatos/as ao AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL – MODALIDADE II: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO TECNOLÓGICO E/OU TECNOLOGIA ASSISTIVA. O recurso financeiro destinado a atender este Edital é proveniente do Programa Incluir do Ministério da Educação (MEC).

PÚBLICO-ALVO: Destina-se aos estudantes público-alvo da educação especial da UFPI - pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades/superdotação, conforme a Resolução CEPEX/UFPI Nº 076/2019 (Convalidação Resolução CEPEX/UFPI Nº 330/2022), em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados/as em curso presencial de graduação da UFPI.

Acesso ao edital e anexos: Edital Nº 05/2023 PRAEC e anexos AID II

Acesso à retificação: Retificação do Edital Nº 05/2023 PRAEC- 15/05

Acesso ao FAQ (perguntas e respostas) sobre o edital: FAQ AID II

Acesso à retificação: Notícia da retificação- 29/05

Acesso à retificação Teresina: Notícia da retificação (Cronograma Teresina- 31/05

Acesso à retificação Teresina: Notícia da retificação (Cronograma Teresina)- 23/06

#paratodosverem: imagem em plano horizontal da tela de um computador em uma transmissão online. À esquerda da fotografia, a apresentaçao de slides, à direita, a disposição das câmeras dos participantes do evento.

04/05/23 - SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA SUPERIOR 2023

O NAU/PRAEC participou do Seminário de Docência Superior 2023 com Diálogos sobre práticas inclusivas: deficiência, inclsuão e acessibilidade, no dia 04 de maio de 2023. O Seminário tem o intuito de abordar aspectos de atualização didático-pedagógica e da organização administrativa da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para os docentes recentemente contratados, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Coordenadoria de Administração Acadêmica Complementar (CAAC), promoveu nos dias 3 e 4 de maio o Seminário de Docência Superior 2023. 

A pedagoga, Dilma Andrade, e a assistente social, Rafaella Santiago, conduziram a palestra de forma iterativa e exemplificativa sobre a inclusão educacional, os estudantes público-alvo da educação especial e sobre a Resolução CEPEX UFPI Nº 076/19 com os novos docentes.

#paratodosveream: fotografia em plano horizontal com quatro mulheres, lado a lado, no centro da imagem e sorrindo para a câmera. Ao fundo, um painel luminoso com o nome do evento Cidade Inclusiva e outra imagens reproduzidas na TV, assim com uma mesa com toalhas brancas e azul e flores.

09 e 10/03/23-NAU participa da 2ºEdição do Cidade Inclusiva

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) participou nos dias 9 e 10 de março de 2023 da segunda edição do Cidade Inclusiva, evento organizado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI).

O evento, que aconteceu no na zona sul de Teresina, no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, contou com várias instituições parceiras com a realização de palestras, apresentações e disponibilização de serviços por meio dos parceiros do evento, como emissão de documentos, orientações jurídicas, prestação de informações, entre outras.

O NAU, através da presença das servidoras Ana Maria Batista (Psicóloga) e Dilma Aandrade (Pedagoga), esteve presente representando a Universidade Federal do Piauí (UFPI), divulgando os seus serviços e ações para a comunidade teresinense de modo a mobilizar o interesse pelo ingresso na universidade pública e a promoção de cidadania.

A programação do evento contou com palestras as quais abordaram temas como educação, saúde, assistência social, transporte, esporte, lazer, trabalho, acessibilidade, além de apresentações artísticas/culturais.

#paratodosverem: imagem com fundo azul e selo ao centro na cor branca com o título em fonte preta sobreposto ao branco com o texto "Bolsa de Inclusão Social-BINCS". Logo abaixo ao selo, o texto em fonte preta"Edital semestre letivo 2022.2".

EDITAL BOLSA DE INCLUSÃO SOCIAL (BINCS) - SEMESTRE LETIVO 2022.2

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), com apoio dos Núcleos de Assistência Estudantil, dos Campi fora de sede (NAEs), responsável pela coordenação, execução e acompanhamento das ações que integram a Política de Assistência aos estudantes público-alvo da educação especial da UFPI, estabelece neste Edital as normas e critérios para seleção de estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para a Bolsa de Inclusão Social (BINCS) - Semestre letivo 2022.2. 


Acesso ao edital: 

https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/PRAEC_2021/PRAEC_2022/PRAEC_2022.2/Edital_BINCS_2022.2.pdf

#paratodosverem: imagem com fundo azul e texto com fonte nas cores branca e laranja: “Nem toda deficiência é visível. Nosso respeito é que precisa ser”. As palavras “Deficiência” e “Respeito” em destaque na cor laranja. Na lateral direita do cartaz, o símbolo universal de acessibilidade da ONU, o desenho de um boneco em riscos na cor branca e preenchido de azul, com braços e pernas inserido dentro de um círculo. Na parte inferior do cartaz, os símbolos da UFPI, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC e do NAU.

NAU/PRAEC lança a Campanha educativa: “Nem toda deficiência é visível. Nosso respeito é que precisa ser”

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) lança Campanha educativa que visa mostrar a importância do respeito e inclusão para com os/as estudantes com deficiências não visíveis da instituição. A campanha é desenvolvida nas redes sociais e nos RU’s dos Campi da UFPI. Com o nome “Nem toda deficiência é visível. Nosso respeito é que precisa ser”, a Campanha é uma das etapas da ação "Se liga na inclusão", promovida pelo NAU, e deve ser realizada continuamente em toda a Universidade.

Atualmente, a UFPI possui cerca de 500 alunos/as com alguma deficiência por todos os seus campi e algumas destas deficiências podem não ser perceptíveis, seja por não apresentarem características físicas ou por não necessitarem de algum recurso/apoio. Algumas pessoas com deficiência psicossocial, deficiência intelectual, deficiência auditiva e surdez, dentre outras, são contempladas nesse grupo. Assim, a Campanha tem por objetivo promover uma sensibilização para as necessidades e direitos que estes estudantes possuem, assim como para aqueles em que a deficiência é mais visível.

Anualmente, o NAU promove reuniões com os/as estudantes público-alvo da educação especial da UFPI, em que são prestados atendimentos, informes, orientações e troca de diálogo com esses alunos sobre suas vivências na UFPI, a fim de propiciar-lhes bem-estar na academia. Esta Campanha foi resultado do último encontro em 2022, após sugestões dos/das estudantes como estratégia para dirimir preconceitos e a exclusão.

Matéria no site da UFPI: Notícia

Confira a Campanha e mais informações sobre o NAU através do Instagram 

*Post com texto alternativo na imagem.


#paratodosverem: Fotografia em plano horizontal aberto com a imagem de pessoas dispostas em um auditório. No palco do auditório, a palestrante está posicionada de frente para a plateia, utiliza slides e encontra-se de frente para a fotografia. A plateia encontra-se sentada em poltronas e de costas para a fotografia.


23/11/22- NAU/PRAEC participa de encontro pedagógico com docentes da Medicina Veterinária/CCA

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) participou no dia 23 de novembro de 2022 de encontro organizado pela coordenação de curso de Medicina Veterinária a fim de melhor suporte e orientação ao corpo docente sobre o público-alvo da educação especial da UFPI que ingressa semestralmente na instituição.

O momento é sempre de grande valia para orientação sobre o NAU, sobre conceitos básicos relacionados à educação inclusiva, tipos de deficiências, estratégias de identificação e construção do diálogo com os/as estudantes, estratégias para adaptação da disciplina e orientações sobre a Resolução CEPEX/UFPI Nº 076/2019.

#paratodosverem: Fotografia em plano horizontal aberto de uma sala de aula com pessoas dispostas em carteiras amarelas, ao fundo paredes brancas e uma pessoa falando à frente da plateia e em pé. À frente da pessoa em pé, uma mesa pequena com Datashow.


11/11/22-NAU/PRAEC participa de encontro pedagógico com docentes da Enfermagem/CCS 

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) participou no dia 11 de novembro de 2022 de encontro organizado pela coordenação de curso de Enfermagem de Teresina a fim de melhor suporte e orientação ao corpo docente sobre o público-alvo da educação especial da UFPI que ingressa semestralmente na instituição.

O momento é sempre de grande valia para orientação sobre o NAU, sobre conceitos básicos relacionados à educação inclusiva, tipos de deficiências, estratégias de identificação e construção do diálogo com os/as estudantes, estratégias para adaptação da disciplina e orientações sobre a Resolução CEPEX/UFPI Nº 076/2019.

#paratodosverem: imagem em fundo amarelo contendo um círculo central com bordas onduladas na cor branca com o Título "Resultado: seleção auxiliares acadêmicos- BINCS 2022- nona etapa".


Resultado Seleção Auxiliares Acadêmicos BINCS 2022- Nona etapa - Teresina e Floriano

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), divulga o resultado final da seleção para a nona etapa do benefício Bolsa de Inclusão Social (BINCS - Edital No 04/2022 PRAEC), para o Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, em Teresina e Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano.

Os/As estudantes em situação de deferimento serão inclusos na Folha de Pagamento, conforme dados bancários apresentados no sistema de inscrição (SINAE). Os Termos de Compromisso e de Concordância (Anexos do Edital No 04/2022) deverão ser enviados até o dia 04 de novembro de 2022 para o seguinte e-mail: nau.praec@ufpi.edu.br

Segue link com os resultados:

Resultado BINCS Teresina

Resultado BINCS Floriano

#paratodosverem: imagem em fundo amarelo contendo um círculo central com bordas onduladas na cor branca com o Título "Resultado: seleção auxiliares acadêmicos- BINCS 2022- terceira etapa-Picos".


PICOS: terceiro resultado da seleção para o benefício Bolsa de Inclusão Social (BINCS) previsto no Edital nº 04/2022 – PRAEC/UFPI

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) e do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) divulga o TERCEIRO RESULTADO da seleção para o benefício Bolsa de Inclusão Social (BINCS - Edital Nº 04/2022 PRAEC) Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. 

Link par acesso ao Resultado de Picos:

Resultado BINCS - PICOS

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal de um estúdio de gravação com paredes brancas e cortina preta ao fundo. Em frente à cortina preta uma televisão. Ao centro da sala, uma mesa grande com microfones e bandejas com garrafa de água. Ao redor da mesa, estão dispostas pessoas sentadas.

27/10/22-Reunião com a Associação de Amigos dos Autistas do Piauí-AMA

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) realizou no dia 27 de outubro de 2022 visita institucional à AMA-PI para dialogar com a equipe técnica da instituição sobre demandas de estudantes autistas e estudo de casos. 

A reunião foi importante para a construção de estratégias de intervenção no ambiente acadêmico, assim como para alinhar ações e parceria.

#paratodosverem: imagem em plano horizontal com a imagem de três objetos. Uma embalagem de pacote de papel com o texto “NAU 8 anos-Gratidão”. Ao centro, um cartão com o texto: “O NAU faz 8 anos e você faz parte dessa história! Gratidão! A sua força move o mundo”. Logo abaixo do cartão, um boton em formato de broche fixado. Na lateral direita, uma caixa com fita de cetim verde e com uma arte no tampo contendo o texto: “Nau 8 anos – Gratidão! Uma equipe pequena em tamanho, mas grande em determinação. Parabéns, equipe! Sem vocês nada disso seria possível”. 

NAU/PRAEC: O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) celebra os seus 8 anos

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), completou (8) oito anos de existência neste domingo, 23 de outubro de 2022. O NAU foi aprovado pela Resolução CAD/UFPI Nº 28 em 23 de outubro de 2014, a partir da submissão do Projeto de Criação do Núcleo, elaborado por estudiosos na área de educação especial e inclusiva da Universidade Federal do Piauí UFPI.

Durante todo o mês de outubro, o NAU vem realizando retrospectiva de suas ações nas mídias sociais (IG: @nau_ufpi/site: nau.ufpi.edu.br), assim como presenteando com botons da Campanha “Se liga na Inclusão” os/as servidores/as da UFPI e parcerias externas que atuaram diretamente com o Núcleo e são parte da construção da inclusão na instituição.

Matéria no site da PRAEC:

https://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/48291-nau-praec-o-nucleo-de-acessibilidade-da-ufpi-nau-celebra-os-seus-8-anos

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto com duas pessoas no centro da foto. Um homem inclinado e prestando suporte a uma mulher em cadeira de rodas que está com uma bola na mão e à sua frente encontra-se uma corda esticada. Ao fundo algumas pessoas.

PRAEC/UFPI promove o evento "Dia D da Pessoa com dEficiência"

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Piauí (PRAEC-UFPI) realizou, nesta quarta (21/09), o evento “Dia D da Pessoa com dEficiência”. A ação aconteceu no Espaço Rosa dos Ventos em decorrência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e contou com serviços de avaliação física, orientação nutricional, saúde bucal, farmacêutica e bazar gratuito com vestuário (roupas, jalecos, roupas de academia etc), sapatos, bolsas, livros, acessórios etc. O evento foi organizado pelo Núcleo de Acessibilidade (NAU), Restaurante Universitário (RU), Serviço Odontológico (SEOD), a Liga Acadêmica de Nutrição e Dietética (LANUDI), o Curso de Educação Física e a Farmácia Escola. 

Notícia completa no site da UFPI:

https://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/47850-praec-ufpi-promove-o-evento-dia-d-da-pessoa-com-deficiencia

#paratodosverem: cartaz em fundo branco e título em destaque azul com preto com o título: “Dia D da pessoa com dEFICIÊNCIA”. Logo abaixo, texto em fonte azul: “Atividade e avaliação física, orientação nutricional, em saúde bucal e farmacêutica. Bazar gratuito.” Na lateral esquerda do cartaz, em fonte preta, o texto: “dia: 21/09/22, local: Espaço Rosa dos Ventos-UFPI, horário: 8h00 às 12h00”. Em destaque uma tarja amarela contendo o texto em fonte preta: “Aberto para a comunidade”. Logo abaixo, o símbolo de LIBRAS em cor azul e branco com o texto: “Acessível em Libras”. Na lateral direita do cartaz, a imagem de um planeta azul com pessoas com e sem deficiência sobre o planeta. Logo abaixo, um QR Code para acesso ao link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9RhNScX_WzDuCm7g87Mk0Iu5dS8IF8pOVoN7NP_3MrSLPuQ/viewform. Na parte inferior de todo o cartaz, as logomarcas dos responsáveis pela realização do evento: Núcleo de Acessibilidade da UFPI, Departamento de Educação Física e de Nutrição, Farmácia Escola da UFPI e PRAEC. 

21.09.22 - Dia D da Pessoa com d EFICIÊNCIA

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) em parceria com o curso de Educação Física, a Liga Acadêmica de Nutrição e Dietética, o Restaurante Universitário, o Serviço Odontológico da PRAEC e a Farmácia Escola da UFPI realizarão na próxima quarta-feira, 21 de setembro de 2022, ações em alusão e comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

O Dia D da pessoa com d EFICIÊNCIA ocorrerá no Espaço Rosa dos Ventos – UFPI, durante toda a manhã (8h00 às 12h00) e será aberto para a comunidade. Serão realizadas inscrições prévias para melhor organização, mas também com possibilidade de acesso ao evento e inscrição no inicio das atividades.

Os participantes contarão com os serviços de avaliação física, orientação nutricional, em saúde bucal e farmacêutica. Haverá ainda um bazar gratuito com vestuário (roupas, jalecos, roupas de academia etc), sapatos, bolsas, livros, acessórios etc.


Inscrições através do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9RhNScX_WzDuCm7g87Mk0Iu5dS8IF8pOVoN7NP_3MrSLPuQ/viewform

#paratodosverem: cartaz com fundo laranja e bilhete na parte central na cor branca com o símbolo de um megafone e texto: "Aviso! Convocatórias cadastro de reserva BAE e AR"

Convocatórias de cadastro de reserva de BAE e AR 2022

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM) e do Serviço Social (SES), divulga a SEGUNDA e TERCEIRA CONVOCATÓRIA DO CADASTRO DE RESERVA da seleção para o AUXÍLIO RESIDÊNCIA (AR) e BOLSA DE APOIO ESTUDANTIL (BAE) do Campus Ministro Petrônio Portela, previsto no Edital Nº02/2022 - PRAEC/UFPI. Os/As estudantes deverão encaminhar os termos de Compromisso e Concordância para o endereço de e-mail beneficios.sepe.praec@ufpi.edu.br  impreterivelmente no período de 12 à 16 de setembro de 2022. O/A estudante deve possuir matrícula curricular ativa de acordo com o Termo de Concordância do Serviço Pedagógico. Os/As estudantes com a situação DEFERIDO/CADASTRO DE RESERVA na lista do resultado final retificado deverão ficar atentos/as ao site da UFPI e página da PRAEC para futuras convocações, caso haja recurso financeiro disponível. 

Links para acesso:

https://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/47877-praec-3-convocatorio-do-cadastro-reserva-do-beneficio-de-auxilio-residencia-ar

https://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/47876-praec-3-convocatorio-do-cadastro-reserva-da-bolsa-de-apoio-estudantil-bae

https://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/47659-praec-segunda-convocatoria-referente-ao-cadastro-de-reserva-de-selecao-do-auxilio-residencia-ar-edital-n-02-2022-campus-teresina-pi

https://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/47661-praec-segunda-convocatoria-referente-ao-cadastro-de-reserva-de-selecao-da-bolsa-de-apoio-estudantil-bae-edital-n-02-2022-campus-teresina-pi

#paratodosverem: cartaz em fundo bege com título superior em destaque e em fonte azul: “Conhecendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA)- Prática docente no Ensino Superior”. Logo abaixo, o texto: “Palestrantes equipe: NAU/PRAEC, Dia: 05/09/22, Horário: 8h00 às 10h30, Local: via Google Meet”. Na parte inferior esquerda do cartaz, o QR-code para inscrição e logo abaixo o texto: “Inscrições SIGAA: eventos de extensão”. Abaixo, o brasão da UFPI, a sigla PRAEC e a logomarca do NAU. Na lateral direita do cartaz, o símbolo do infinito em arco-íris representando o símbolo do autismo. 

Ciclo de formação: Conhecendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) realizará na próxima segunda, 05 de setembro, o ciclo de formação Conhecendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que tem o objetivo de dialogar sobre o autismo e a prática docente no Ensino Superior. 

Dia: 05/09/2022

Horário: 8h00 às 10h30

Local: Via Google Meet

Inscrições: SIGAA (Eventos de extensão)

#paratodosverem: banner de fundo branco com detalhes em tons de roxo. Na parte central superior temos o logo da Lei de Incentivo à Cultura. Logo abaixo uma foto em um círculo de duas mãos tateando um livro braille. Ao lado direito temos o logo da Fundação Dorina e abaixo o texto – Oficina de leitura Acessível e Inclusiva 02 de Setembro das 14h00 às 18h00. Local:   MUSEU DE ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA  - MAP. Endereço:  Centro de Ciências da Natureza - CCN – 2 - Avenida Universitária – Ininga – Teresina/PI. No centro temos um retângulo amarelo dentro escrito -Acesse o link e faça sua inscrição-. Em seguida temos o texto –Para dúvidas entre em contato: leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br Abaixo no centro temos escrito: Patrocínio-. Abaixo os logos Atacadão, IBM, Faber Castel, Premierpet, Rodobens, Telemont, Alupar, Colégfio Albert Sabin, Bradesco, CBMM, Isapa, Lew’lara\TBWA, taesa, Tenda, TKE, Tebe e TransUnion. Logo abaixo temos escrito –Apoio – NAU - Núcleo de Acessibilidade da UFPI e Coordenação de Pedagogia Rede Piauiense de Leitura Inclusiva - GT – Realização – Fundação Dorina, Instituto Mauricio de Sousa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Oficina de leitura acessível e inclusiva

Oficina Te(R)cendo práticas de leitura Inclusiva e Acessível

Convidamos você para participar da nossa Oficina Te(R)cendo práticas de leitura Inclusiva e Acessível, realizada com o apoio do MAP - Museu de Arqueologia e Paleontologia, do NAU - Núcleo de Acessibilidade da UFPI  e Coordenação de Pedagogia onde abordaremos os seguintes temas:

·         Conhecendo o público leitor com deficiência visual – mitos e verdades.

·         Livros e recursos acessíveis para a leitura.

·         Acessibilidade Atitudinal como promovê-la.

O encontro, totalmente gratuito, será em 02/09/2022 - das 14h às 18h

Local:   Museu de Arqueologia e Paleontologia  - MAP

Endereço:  Centro de Ciências da Natureza - CCN - 2 - Avenida Universitária – Ininga – Teresina/PI


Vagas limitadas.

Inscrições: https://forms.office.com/r/9Z6dw7RP03 

Contatos: leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br

#paratodosverem: imagem com fundo branco e texto ao centro em fonte preta: “Lançamento do edital Praec de seleção de fluxo contínuo para Isenção da Taxa de Alimentação (ITA)”. Logo abaixo, um megafone em 3D nas cores lilás, amarelo, laranja e verde.


Edital de fluxo contínuo para Isenção da Taxa de Alimentação (ITA)- PRAEC

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM) e do Serviço Social (SES), responsável pela coordenação, execução e acompanhamento dos Programas que integram as ações de assistência estudantil da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estabelecem no Nº Edital 09/2022 - PRAEC/UFPI as normas e critérios para seleção de fluxo contínuo para a Isenção da Taxa de Alimentação (ITA). 


Acesso ao edital:

Notícia no site da UFPI e edital


#paratodosverem: Imagem da fachada da Residência Universitária da UFPI de Teresina, com azulejos marrons e o letreiro Residência Universitária em metal. Sobreposto à imagem, em fonte branca, o título “ UFPI oferta quase 70 vagas nas Residências Universitárias em Teresina. Acesse: www.ufpi.br”. Na parte inferior, o símbolo da UFPI.  

18/07/2020- Lançamento do Edital para seleção de candidatos/as ao benefício Residência Universitária UFPI para o Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP) - Campus Teresina. 

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM) e do Serviço Social (SES), responsável pela coordenação, execução e acompanhamento dos Programas que integram as ações de assistência estudantil da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estabelecem neste edital as normas e critérios para seleção de candidatos/as ao benefício Residência Universitária (REU) para o Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP) - Campus Teresina. 


Acesso ao edital: 

Edital





#paratodosverem: imagem em fundo amarelo contendo um círculo central com bordas onduladas na cor branca com o Título "Resultado: seleção auxiliares acadêmicos- BINCS 2022- quinta etapa".

30/06/2022- Resultado final da seleção para a quinta etapa do benefício Bolsa de Inclusão Social (BINCS - Edital Nº 04/2022 PRAEC) 

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), divulga o resultado final da seleção para a quinta etapa do benefício Bolsa de Inclusão Social (BINCS - Edital Nº 04/2022 PRAEC)-Campus Universitário Ministro Petrônio Portella. 


Notícia no site da UFPI:

https://ufpi.br/editais-ufpi/46730-resultado-final-da-selecao-para-o-beneficio-bolsa-de-inclusao-social-bincs

Resultado:

https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/PRAEC_2021/PRAEC_2022/Resultado_BINCS_Teresina_5_etapa.pdf

#paratodosverem: Cartaz do evento em fundo branco, no canto superior direito, algumas peças de quebra cabeça coloridos formando um coração, logo atrás, uma faixa azul destacando o símbolo e o título "Transtorno do espectro autista: conhecer para promover a inclusão no ambiente escolar". Logo abaixo e central no cartaz, o TEMA: CONHECENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA, Histórico, Definições, Características do autismo, Epidemiologia, Causas, Lei 12.764/2012 - Política Nacional de proteção dos direitos da pessoa com TEA, Diagnóstico e Avaliação, Intervenções Educacionais. As PALESTRANTES serão as servidoras do NAU/PRAEC- UFPI, Dra. Brunna Stella da Silva Carvalho Melo (Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU/UFPI e Psicóloga do Núcleo de Acessibilidade da UFPI, Mestre em Educação Especial (UFSCAR) e Doutora em Educação (UFPI)) e a servidora Me. Rafaella Santiago Sousa (Assistente Social do NAU/UFPI-Especialista em Gestão Social: políticas públicas, saúde e assistência social, Mestre em Ciência Política (UFPI)). Destaque em caixa vermelha, na parte inferior do cartaz, com as informações: dia 28/06/2022, às 14:30h, Via Google Meet.

Palestra sobre autismo para o Colégio Técnico de Bom Jesus- PI

Nesta terça, 28 de junho de 2022, será realizada a palestra sobre autismo, às 14h30. A palestra ocorrerá pela plataforma Google meet com o TEMA: CONHECENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA, Histórico, Definições, Características do autismo, Epidemiologia, Causas, Lei 12.764/2012 - Política Nacional de proteção dos direitos da pessoa com TEA, Diagnóstico e Avaliação, Intervenções Educacionais. As PALESTRANTES serão as servidoras do NAU/PRAEC- UFPI, Dra. Brunna Stella da Silva Carvalho Melo (Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU/UFPI e Psicóloga do Núcleo de Acessibilidade da UFPI, Mestre em Educação Especial (UFSCAR) e Doutora em Educação (UFPI)) e a servidora Me. Rafaella Santiago Sousa (Assistente Social do NAU/UFPI-Especialista em Gestão Social: políticas públicas, saúde e assistência social, Mestre em Ciência Política (UFPI)).

#paratodosverem: Imagem print de tela de computador em plano horizontal no momento de abertura do evento. Na tela, 16 janelas com 6 câmeras abertas e as demais com a fotografia do perfil do e-mail.

17/06/2022- NAU realiza o 2º Encontro com estudantes público-alvo da educação especial da UFPI

Na sexta-feira, 17 de junho de 2022, o Núcleo de Acessibilidade da UFPI realizou o 2º Encontro com Estudantes PAEE da UFPI.

O evento teve como objetivo geral: Fomentar o debate e esclarecer paradigmas acerca da inclusão social de pessoas com deficiência no âmbito universitário e no mercado de trabalho. E como objetivos específicos: levantar e registrar demandas e propostas dos estudantes público-alvo da educação especial da UFPI; abordar o conceito de capacitismo; dialogar sobre o mercado de trabalho para as pessoas PcD na realidade piauiense; discutir sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Inclusão frente à inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e  esclarecimentos sobre a legislação em vigor (Lei N º 8.742/1993- LOAS); relatar sobre a história de vida acadêmica e profissional dos egressos da UFPI.

No período da manhã, aconteceu abertura com apresentação das servidoras Dilma Andrade (Pedagoga), Rafaella Santiago (Assistente Social) e Brunna Melo (Psicóloga e Coordenadora do NAU). Seguiu-se com a fala da pro-reitora da PRAEC, professora Mônica Arrivabene e a poesia recitada pela estudante com deficiência e estudante de Jornalismo da UFPI, Naiara Fernandes. As servidoras do NAU, Rafaella Santiago e Brunna Melo conduziram a Mesa 1 para falar sobre as atribuições e os serviços oferecidos pelo NAU, as bolsas da PRAEC que os estudantes têm direito, sobre os direitos e deveres dos estudantes e seus auxiliares e ainda, os alunos tiveram momento de debater e refletir suas sugestões à universidade acerca deles, estudantes PAEE.

No período da tarde, foram realizadas duas mesas: a) Mesa 1:  Mercado de trabalho para pessoas com deficiência: o que devemos saber e fazer? Os palestrantes foram:  Rafaella Menezes - Assistente Social- ASA (Projeto Trabalho Acessível), Rebecca Rocha (Assistente Social- IFCE) e Iraildon Mota (Projeto Mulheres de Visão), b) Mesa 2: Mercado de trabalho para pessoas com deficiência: o que devemos saber e fazer? Os palestrantes foram: - Rogéria Rodrigues (Pedagoga) - Servidora pública municipal- SEMEC (Egressa da UFPI) e José Rubens Júnior (Cientista Social/Bacharel em Direito) – Servidor público federal do INCRA (Egresso da UFPI).


#paratodosverem: print da tela de computador com a apresentação de slide à esquerda e à direita, a apresentação de um mosaico de câmeras com participantes com a imagem dos perfis de e-mail, apenas a câmera da palestrante está aberta na transmissão. O fundo da imagem é preto.


15/06/2022- NAU realiza formação com os professores do curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba- UFDPar

Na quarta-feira, dia 15 de junho de 2022, o Núcleo de Acessibilidade da UFPI, através das servidoras Brunna Melo (Coordenadora e Psicóloga do NAU) e Rafaella Santiago (Assistente Social do NAU), em parceria com o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade-NIA/PRAE, participaram de formação com os docentes do curso de Medicina da UFDPar- “Capacitação Docente sobre Inclusão e Acessibilidade na Educação”. Na ocasião, discutiu-se com os docentes do Curso de Medicina, sobre conceitos gerais, além de estratégias para práticas educativas inclusivas.


#paratodosverem: print da tela de computador com a apresentação de um mosaico de câmeras com participantes com a imagem dos perfis de e-mail, apenas as câmeras das palestrantes e da mediadora do evento estão abertas na transmissão. O fundo da imagem é preto.



15/06/2022- NAU realiza palestra sobre Inclusão no processo de ensino-aprendizagem no Seminário de Docência Superior da UFPI

O NAU participou do Seminário de Docência Superior nesta quarta-feira, dia 15 de junho de 2022, com a Palestra intitulada “Inclusão no Processo de Ensino-aprendizagem” às 08h30- Palestra 4: Inclusão no processo de ensino-aprendizagem com a Dra. Brunna Melo (Coordenadora e psicóloga do NAU/UFPI) e Me. Rafaella Santiago Sousa (Assistente Social- NAU/UFPI).

O evento foi destinado aos docentes que ingressaram na instituição, no qual foram abordados aspectos de atualização didático-pedagógica e da organização administrativa da UFPI. O momento foi oportuno para abordar sobre conceitos tipos de deficiência, tipos de acessibilidade, normativas legais, Resolução Nº 076/2019 CEPEX/UFPI, recursos de tecnologia assistiva e metodologias inclusivas e diálogo para esclarecimentos de dúvidas.


#paratodosverem: print da tela de celular com slides na parte superior da tela e participantes dispostos na parte inferior da tela com algumas câmeras abertas e outras desligadas, apenas com o perfil do e-mail visível.


14/06/2022- NAU realiza formação com os professores do Campus Professora Cinobelina Elvas- Bom Jesus

Na terça-feira, dia 14 de junho de 2022, o Núcleo de Acessibilidade da UFPI, através das servidoras Brunna Melo (Coordenadora e Psicóloga do NAU) e Rafaella Santiago (Assistente Social do NAU), participaram de formação com os docentes do Campus Professora Cinobelina Elvas, de Bom Jesus, sobre a “Inclusão no Ensino Superior”.

Na ocasião, foi possível conversar com os docentes do Campus sobre suas demandas e sobre as estratégias viáveis e possíveis de serem utilizadas nas salas de aula afim de promover o ensino e a aprendizagem com qualidade para todos os estudantes, incluindo os estudantes público-alvo da educação especial.


Notícia no site PRAEC/UFPI: 

https://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/46632-nau-promove-formacao-com-os-professores-do-campus-cinobelina-elvas-em-bom-jesus

#paratodosverem: Imagem print de tela do computador com a apresentação da tela de um slide com um avatar agradecendo em Libras “Muito obrigado!”, informações sobre o site do nau: nau.ufpi.edu.br e e-mail:  e contato: 86 3215-5649, além do mosaico de imagens de três câmeras abertas com: a mediadora e organizadora do evento, Elenice Monte,Brunna Melo (Coordenadora e psicóloga do NAU), Rafaella Santiago (Assistente Social do NAU) e as demais câmeras fechadas, apenas com a foto do perfil do e-mail, o fundo da sala virtual é preto. 

10/06/2022- NAU realiza palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista- TEA aos servidores do IFPI- Campus Cocal/PI

O NAU, em parceria com o Instituto Federal do Piauí- Campus Cocal, realizou na última sexta-feira, dia 10 de junho de 2022, às 8h30, via Google Meet um momento de diálogo sobre o Transtorno do Espectro Autista- TEA com os docentes e interessados na temática. O evento, "CONHECENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA", abordou o histórico, definições, características do autismo, epidemiologia, causas, Lei 12.764/2012 - Política Nacional de proteção dos direitos da pessoa com TEA, diagnóstico e avaliação, Intervenções Educacionais e estudo de caso. O momento foi enriquecedor por viabilizar a trocar de experiências entre professores, tirar dúvidas e orientar sobre o TEA. 

#paratodosverem: cartaz do evento com fundo cinza e título central “II Encontro com estudantes público-alvo da educação especial da UFPI”, com letras brancas e fundo azul, logo acima, escrito “Live”, em amarelo e a imagem de pessoas com deficiência representadas em desenho. Logo abaixo ao título central, o texto “sexta, 17/06-8h00”, em amarelo. Na parte inferior do cartaz, no canto esquerdo, o texto “Realização: NAU/PRAEC” e em seguida as logomarcas das instituições de apoio: Núcleo de Acessibilidade da UFPI-NAU, Universidade Federal do Piauí-UFPI, Ação Social Arquidiocesana- ASA, Escola Comradio. No canto inferior direito, o símbolo da Língua Brasileira de Sinais na cor azul e branco e logo abaixo o texto “Inscrições: SIGAA/UFPI”.


NAU realizará o II Encontro do público-alvo da educaçao especial da UFPI

     O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), convida o(a)s estudantes público-alvo da educação especial e interessados na temática para o encontro a ser realizado no dia 17 de junho de 2022, sexta-feira, de forma remota, via plataforma Google Meet.

   O evento tem o objetivo de fomentar o debate e esclarecer paradigmas acerca da inclusão social de pessoas com deficiência no âmbito universitário e no mercado de trabalho. Será também um momento para retomada das ações em grupo com os estudantes público-alvo, assim como momento para troca de informações e experiências sobre a inserção no mercado de trabalho.


Inscrições: Aba eventos de extensão - Via acesso ao SIGAA UFPI

Acesso à programação e maiores informações:

Notícia no site da PRAEC com programação


#paratodosverem: cartaz digital do evento em fundo branco e título central na parte superior nas cores azul lilás e rosa intitulado: CONHECENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA. No canto superior esquerdo, um coração formado por quatro peças de quebra-cabeças nas cores rosa, lilás, amarelo e azul. Ao centro, com fundo azul e letras brancas, as informações das palestrantes: Dra. Brunna Stella da Silva Carvalho Melo (Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU/UFPI), Psicóloga do Núcleo de Acessibilidade da UFPI, Mestre em Educação Especial (UFSCAR), Doutora em Educação (UFPI)) e Me. Rafaella Santiago Sousa Assistente Social do NAU/UFPI (Especialista em Gestão Social: políticas públicas, saúde e assistência social Mestre em Ciência Política (UFPI)). Evento ocorrerá remotamente nesta sexta-feira (10/06/2022) às 08h30. Segue o link para acesso a esta conferência: meet.google.com/whg-jwbp-nas. Histórico, definições, características do autismo, epidemiologia, causas, Lei 12.764/2012 - Política Nacional de proteção dos direitos da pessoa com TEA, diagnóstico e avaliação, Intervenções Educacionais. No canto inferior esquerdo, a logo do IFPI- Campus Cocal na cor branca e fundo rosa.

10/06/2022 - NAU realizará palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista- TEA aos servidores do IFPI- Campus Cocal/PI

O NAU, em parceria com o Instituto Federal do Piauí- Campus Cocal, realizará no dia 10 de junho de 2022, às 8h30, via Google Meet um momento de diálogo sobre o Transtorno do Espectro Autista- TEA com os docentes e interessados na temática. O evento, "CONHECENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA", abordará o histórico, definições, características do autismo, epidemiologia, causas, Lei 12.764/2012 - Política Nacional de proteção dos direitos da pessoa com TEA, diagnóstico e avaliação, Intervenções Educacionais e estudo de caso.

O evento ocorrerá remotamente nesta sexta-feira (10/06/2022) às 08h30. Segue o link para acesso a esta conferência: meet.google.com/whg-jwbp-nas.


#paratodosverem: Logotipo do Núcleo de Acessibilidade da UFPI em fundo branco. À esquerda, três cubos, um sobreposto, na cor azul, e os demais dispostos logo abaixo e lado a lado, nas cores amarelo e laranja. Os cubos apresentam em seus lados os símbolos universais de diversos tipos de deficiência destacados na cor branca . À direita o nome NAU, em destaque na cor azul, e logo abaixo "Núcleo de Acessibilidade da UFPI", na cor preta.

03/06/2022-O NAU recebe as docentes de Floriano em visita técnica para dialogar acerca da Implantação do Núcleo de Acessibilidade no Campus

O NAU recebeu as docentes Vanessa Nunes e Carla Andrea, do Campus Amilcar Ferreira Sobral (CAFS), no dia 3 de junho de 2022, sexta-feira, a fim de alinhar ações, tirar dúvidas e dialogar sobre estratégias para implantação do Núcleo de Acessibilidade no Campus, assim como dialogar sobre estratégias para aprimorar o escopo de ações no atual contexto (ainda sem a estruturação do Núcleo) e troca de materiais como: normativas, projetos e instrumentais.

#paratodosverem: Fotografia em plano horizontal com cinco pessoas em pé, dispostas para a câmera. Na fotografia está o Mauro (acompanhando o Comitê Paralímpico), a Brunna Melo (Coordenadora e psicóloga do Núcleo de Acessibilidade da UFPI-NAU), a Rafaella Santiago (Assistente Social do Núcleo de Acessibilidade da UFPI -NAU), o Felipe Barbosa (Representante do Comitê Paralímpico Brasileiro) e o Artur Nogueira (Atleta piauiense).


01/06/2022- O NAU participa da visita técnica do Comitê Paralímpico Brasileiro para criação de Centro de Referência em atletismo na UFPI

O NAU, vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, conjuntamente com a gestão superior e o Departamento de Educação Física e outros setores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participou de visita técnica do Comitê Paralímpico Brasileiro para criação de Centro de Referência em atletismo na UFPI com o objetivo de aproveitar os espaços esportivos da UFPI para oferecer modalidades do esporte paralímpico, desde a iniciação até o alto rendimento. A proposta de criação do Centro já foi encaminhada ao Comitê Paralímpico no intuito de atender estudantes de escolas públicas com alguma deficiência e estimular a prática esportiva do atletismo, badminton e natação.

O NAU dialogou com o representante do Comitê na visita, Felipe Barbosa, a fim de entender o cenário nacional, a realidade dos locais que já têm o Centro implantado e os caminhos para o início da implantação, assim como dialogou sobre a importância da Universidade na realidade piauiense e do fomento ao esporte, chamando a atenção também para os Jogos Universitários e sua amplitude.


Maiores informações:

https://www.cpb.org.br/


#paratodosverem: Imagem print de tela do computador com mosaico de imagens de câmeras apresentando cinco pessoas, o fundo da sala virtual é preto. A mediadora do evento Jayane Ferreira, Adriana Barros (assistente social), Rafaella Santiago (assistente social), Sâmia Silva (assistente social) e Marfisa Martins (assistente social).

20/05/2022- NAU participou de evento organizado pelo PET de Serviço Social UFPI - “Crise societária e a Atuação Profissional da/o Assistente Social em tempos de pandemia da Covid-19/Calamidade Pública”

O Serviço Social do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU/PRAEC), vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) participou, na última sexta-feira (20/05), de um evento organizado pelo PET de Serviço Social da UFPI, estudo temático alusivo ao Dia do/a Assistente Social, com o tema: Crise societária e a Atuação Profissional da/o Assistente Social em tempos de pandemia da Covid-19/Calamidade Pública” de 8h às 12h. 

O evento possibilitou relatos de experiências variados sobre a atuação profissional da/os assistentes sociais no contexto da pandemia de COVID-19 em diversos espaços de atuação como: saúde, educação, sociojurídico e assistência social. Contou com a participação das assistentes sociais Adriana Barros, Rafaella Santiago, Sâmia Silva e Marfisa Martins, além de representantes do Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Humanas e Letras- CCHL, Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PI), Coordenação do Curso de Serviço Social e Centro Acadêmico de Serviço Social. A assistente social, Rafaella Santiago, servidora da UFPI, expôs sobre a atuação do Serviço Social de toda a PRAEC e destacou todas as ações realizadas pela pró-reitoria no cenário da pandemia.


#paratodosverem: Print de tela de computador com dois bustos: Brunna Melo (coordenadora e Psicóloga do NAU) e Neuton Araújo (coordenador e professor do curso de Pedagogia)



18/05/2022- NAU participa de evento de semana do calouro do curso de Pedagogia da UFPI

Na quarta-feira, dos dia 18 de maio de 2022, o Núcleo de Acessibilidade participou do evento de Seminário de Introdução ao Curso de Pedagogia.

Foram apresentados os serviços da PRAEC e, especificamente, os serviços oferecidos pelo NAU. Bem como foi dialogado sobre conceitos como inclusão, acessibilidade e promoção de cultura de inclusão na universidade como missão de todos aqueles que compõem a comunidade universitária.


#paratodosverem: Print de tela de computador com 16 telas, entre elas, o rosto de 5 pessoas. 

16/05/2022- NAU promove conversa sobre Depressão com estudantes Público-Alvo da Educação Especial

Na segunda-feira, do dia 16 de maio de 2022, o Núcleo de Acessibilidade, por meio de programação do Grupo de Apoio Psicológico chamado de Desenvolvimento Emocional e Educacional de Pessoas (DEEP).

DEEP é uma palavra que, do inglês, significa profundidade. Esta é a intenção do grupo: fortalecer os vínculos dos estudantes e promover o autoconhecimento e a autorresponsabilidade educacional, de forma profunda. Além disso, os objetivos secundários são: acompanhar os estudantes em suas questões emocionais que interferem nas demandas acadêmicas; fornecer um contexto de acolhimento dos estudantes; propiciar local de fortalecimento de vínculos.

Ocasionalmente, o grupo abrirá para rodas de conversas com a comunidade de estudantes fora dos grupos para trabalhar alguns temas e o primeiro foi sobre Depressão.

Contou-se também com a participação dos intérpretes de LIBRAS da universidade.


#paratodosverem: Cartaz digital do evento com fundo verde e texto superior com letras brancas: O PET Serviço Social convida todos(as) a participarem do estudo temático alusivo ao Dia do Assistente Social. Logo abaixo, o símbolo do Youtube e o endereço eletrônico https://www.youtube.com/watchv=lks3GuDUaEU. No centro do cartaz o Título em destaque na cor branca: “Crise societária e a Atuação Profissional da/o Assistente Social em tempos de pandemia da Covid-19/Calamidade Pública” e os dados sobre o evento, dia 20/05 de 8h às 12h, inscrição pelo SIGAA, até 20/05. Na parte inferior do cartaz, em formato circular, as imagens das palestrantes Adriana Barros, Rafaella Santiago, Sâmia Silva e Marfisa Martins, além dos símbolos dos setores responsáveis pela organização do evento.


10/05/2022- O PET de Serviço Social da UFPI realizará um estudo temático alusivo ao Dia do/a Assistente Socia: "Crise Societária e a Atuação Profissional da/o Assistente Social em tempos de pandemia da Covid-19/Calamidade Pública”

O PET de Serviço Social da UFPI realizará um estudo temático alusivo ao Dia do/a Assistente Social, com o tema: Crise societária e a Atuação Profissional da/o Assistente Social em tempos de pandemia da Covid-19/Calamidade Pública” de 8h às 12h, no dia 20 de maio de 2022. O evento possibilitará relatos de experiências variados sobre a atuação profissional da/os assistentes sociais no contexto da pandemia de COVID-19 em diversos espaços de atuação como: saúde, educação, sociojurídico e assistência social.

A assistente social do NAU/PRAEC, Rafaella Santiago, participará do evento com o relato sobre as ações realizadas pelo Serviço Social da PRAEC (CACOM/NAU) no cenário da pandemia, representando o espaço de atuação profissional na educação.


Inscrições: Pelo SIGAA, até 20/05

Canal de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=lks3GuDUaEU


#paratodosverem: fotografia em plano horizontal fechado com a imagem de um estudante do sexo masculino com uma camiseta amarela e sorrindo enquanto observa a tela do notebook. Na mesa está o notebook e um livro aberto em que o estudante apoia-se com um lápis na mão. No lado esquerdo da tela um emotion de uma mão escrevendo em uma folha de papel e logo abaixo está escrito "PRAEC: Edital de seleção de estudantes para os benefícios Bolsa de Apoio Estudantil (BAE) e Auxílio Residência), saiba mais em www.ufpi.br". Logo abaixo a logomarca da UFPI com a sigla ao centro e ramificações em todo o seu entorno.

09/05/2022- PRAEC: divulga Terceiro Aditamento ao cronograma do Edital Nº 02/2022 referente à Bolsa de Apoio Estudantil (BAE) e AR

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), divulga Terceiro Aditamento ao cronograma do Edital Nº 02/2022 referente à Bolsa de Apoio Estudantil (BAE) e AR. 


Terceiro aditamento

#paratodosverem: imagem em fundo amarelo contendo um círculo central com bordas onduladas na cor branca com o Título: Resultado seleção auxiliares acadêmicos- BINCS 2022

29/04/2022- Resultado da terceira etapa da seleção de auxiliares acadêmicos - BINCS/ Abril- Teresina

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), divulga o RESULTADO FINAL da seleção para a terceira etapa do benefício Bolsa de Inclusão Social (BINCS - Edital Nº 04/2022 PRAEC) Campus Universitário Ministro Petrônio Portella. 


Link da notícia no site da PRAEC/UFPI:

https://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/45544-praec-resultado-da-terceira-etapa-da-selecao-do-edital-n-04-2022-bolsa-de-inclusao-social-bincs-campus-teresina

#Paratodosverem: Fotografia em plano horizontal aberto com 6 pessoas de pé, sendo 5 mulheres à esquerda e usando máscaras e à direita, um homem vestido em um terno escuro e usando máscara. 

27/04/2022-PRAEC se reúne com a comissão de direito das pessoas com deficiência da OAB

Na manhã do dia 27 de abril, a Pró-Reitoria de assuntos estudantis e comunitários - com representantes da CACOM e do NAU – se reuniu com o Dr. Fernando Ferro Gomes Filho, Presidente da comissão de defesa dos direitos das pessoas com deficiências, da OAB.

Na ocasião, estreitou-se conversas sobre a atuação da PRAEC junto ao público que atende e, em especial, aos estudantes com deficiências, matriculados na Universidade Federal do Piauí. Conversou-se ainda sobre a atuação da OAB junto a este público.

Na imagem em anexo, um registro das pessoas que compuseram a reunião. Entre elas, a Pró-reitora (Profa. Dra. Mônica Arrivabene), a Coordenadora da CACOM (Profa. Aldora Lebre), as assistentes sociais da CACOM (Lívia Leal e Iana Cronemberger), a psicóloga do NAU (Brunna Melo), e o advogado da OAB (Dr. Fernando)


#paratodosverem: imagem print da tela de um computador apresentando o momento de uma reunião remota da equipe NAU com os auxiliares acadêmicos da Bolsa de Inclusão Social (BINCS). Na tela, à esquerda, a apresentação de um documento em texto e no lado direito da tela os participantes, alguns com suas câmeras ligadas e outras desligadas.

12/03/2022 e 19/03/2022- Reunião de inserção com os auxiliares acadêmicos BINCS 2022- 2ª Etapa

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI realizou no dia 12 e 19 de abril de 2022 a reunião de inserção dos novos bolsistas BINCS da segunda etapa, dividida em dois blocos (manhã e tarde). A reunião é o momento de orientação e informativos sobre a função de auxiliar acadêmico de estudantes público-alvo da educação especial em que informamos sobre os direitos e deveres dos auxiliares, assim o que não compete aos mesmos. Além disso, é um momento de orientação sobre as formas e estratégias de suporte, sobre o serviço do Núcleo e sobre os direitos das pessoas com deficiência, em especial, sobre e Resolução 076/19 CEPEX UFPI.

#paratodosverem: imagem em fundo preto com texto em amarelo e no centro da imagem : Reunião com auxiliares acadêmicos 1ª etapa/2022- Bolsa de Inclusão Social.

17/03/2022- Reunião de inserção com os auxiliares acadêmicos BINCS 2022- 1ª Etapa

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI realizou no dia 17 e 19 de março de 2022 a reunião de inserção dos novos bolsistas BINCS, dividida em dois blocos (manhã e tarde). A reunião é o momento de orientação e informativos sobre a função de auxiliar acadêmico de estudantes público-alvo da educação especial em que informamos sobre os direitos e deveres dos auxiliares, assim o que não compete aos mesmos. Além disso, é um momento de orientação sobre as formas e estratégias de suporte, sobre o serviço do Núcleo e sobre os direitos das pessoas com deficiência, em especial, sobre e Resolução 076/19 CEPEX UFPI.

#paratodosverem: Print de tela de computador. Na tela, uma apresentação de slide em uma tela com 6 quadros com pontos do debate sobre educação inclusiva e embaixo, 4 telas horizontais com câmeras ligadas que projetam as palestrantes e a mediadora do evento, estas enquadradas no rosto e ombro.


16/03/2022- NAU realiza palestra na Universidade Estadual do Amazonas, Campus Parintins

Na quarta-feira, do dia 16 de março de 2022, o NAU realizou uma palestra remota para a Universidade Estadual do Amazonas, em parceria com o Grupo de Trabalho de Leitura Inclusiva dirigido pela Fundação Dorina Nowil, de São Paulo.

Na oportunidade, foram apresentadas: as ações do NAU e os projetos realizados; as parcerias do NAU com órgãos e associações ligadas às pessoas com deficiências; a resolução 076/2019 (que dispõe sobre o atendimento ao estudante público-alvo da educação especial); os materiais adaptados para pessoas cegas e os recursos de tecnologia assistiva; sobre a pesquisa de doutorado da psicóloga do NAU, acerca da atuação dos auxiliares acadêmicos/tutores; e outras atividades.

A ocasião foi bastante rica e as experiências trocadas foram muito relevantes. O NAU se sente honrado com o convite e com a oportunidade de partilhar as experiências.


Maiores informações: 

Notícia sobre o evento- site da PRAEC


#paratodosverem: Print de tela de computador com 30 telas de participantes, com imagens de duas de mulheres em câmera aberta com enquadramento de rosto até busto – Brunna Melo (psicóloga do NAU) e Rafaella Santiago (Assistente Social do NAU) e a imagem de um homem em outra câmera ligada, Professor William – coordenador do curso de Biologia, com enquadramento de rosto até busto.

15/03/2022- NAU participa de evento da calourada do curso de Biologia da UFPI

Na terça-feira do dia 15 de março de 2022, o Núcleo de Acessibilidade teve um momento de conversa com os novos ingressantes do curso de Biologia – licenciatura e bacharelado. Nessa oportunidade, fez uma reflexão sobre a inclusão e a acessibilidade na universidade e o papel que cada integrante da comunidade acadêmica tem nesta missão. Foram apresentados os serviços e benefícios promovidos pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e, especificamente, pelo NAU.


Maiores informações:

Notícia publicada no site da PRAE


#paratodosverem: cartaz informativo com fundo rosa e imagem de um papel amarelo preso com um clip, lápis e régua nas laterais, com título central na cor azul "Notas informativas PRAEC". Logo abaixo o texto "Beneficiários de auxílios emergenciais e demais bolsistas PRAEC fiquem atentos às notas publicadas", em fundo amarelo e letras pretas.

15/03/2022- Notas Informativas PRAEC sobre a Residência Universitária (REU)  e sobre os auxílios emergenciais

A Pró – Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários(PRAEC) por meio da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), divulga Nota Informativa Nº 01 sobre os Auxilios Alimentação Emergencial (AAE), Nota Informativa nº 02 sobre os beneficiários do Auxilio Residência Emergencial e Nota informativa Nº 03 que informa o cancelamento do Edital nº 02/2020, que dispõe sobre a Seleção de Candidatos ao Benefício da Residência Universitária (REU). 

NOTA INFORMATIVA 01

NOTA INFORMATIVA 02

NOTA INFORMATIVA 03

#paratodosverem: imagem com o título "Editais para Kit lupas manuais e gravadores de voz", em letras branca e fundo azul, no canto superior esquerdo . No fundo da imagem a fotografia de várias lupas em diferentes tamanhos e formatos, algumas pretas e outras brancas, em um fundo azul. No canto inferior esquerdo da imagem, uma fotografia de um gravador de voz digital na cor preta. 

18/02/2022- Publicação dos editais para cessão de Kit lupas manuais e Gravadores de Voz digital para estudantes com deficiência da UFPI

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), com apoio dos Núcleos de Assistência Estudantil (NAE), dos Campi fora de sede, responsável pela coordenação, execução e acompanhamento das ações que integram a Política de Assistência aos estudantes público-alvo da educação especial da UFPI, estabelece as normas e critérios para seleção de estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para a cessão dos benefícios do Kit Lupas Manuais e de Gravadores de Voz. 

Editais:

Edital Nº 05/2022 PRAEC- Kit lupas manuais

Edital Nº 06/2022 PRAEC- Gravadores de Voz

Resultados:

Resultado Gravador de Voz-Teresina- Março

#paratodosverem: Imagem print de tela do computador com mosaico de imagens de câmeras apresentando cinco pessoas, o fundo da sala virtual é preto. As servidoras do NAU: Brunna Melo (psicóloga e coordenadora), Dilma Andrade (Pedagoga) e Rafaella Santiago (Assistente Social) estão dispostas lado a lado na parte superior da tela. E as servidoras do Colégio Técnico, professora Virgínia Muniz e a Pedagoga Maria Rita Barbosa, dispostas lado a lado na parte inferior da tela. 

10 e 11/02/2022- O NAU realizou palestra e oficina no curso "Capacitação e Inclusão na Educação" para os servidores dos Colégios Técnicos da UFPI

O NAU realizou o curso de extensão intitulado: Acessibilidade e Inclusão na Educação nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2022. O curso teve formação teórica e prática, através de oficina e contou com maior participação dos servidores docentes e técnicos dos Colégios Técnicos UFPI.

A inclusão e acessibilidade de alunos público-alvo da educação especial (PAEE) no sistema educacional necessita ser foco de atenção, sobretudo, pela comunidade acadêmica ao qual o estudante pertence. Toda essa comunidade precisa de conhecimentos mínimos que a capacite para lidar com os estudantes PAEE. Não somente os docentes, que são aqueles que têm maior proximidade diária com os alunos, mas também, os técnicos administrativos e funcionários terceirizados. Todo o contexto educacional deve prezar pelo estabelecimento de uma cultura de inclusão.

O objetivo deste curso de extensão foi conhecer sobre o público-alvo da educação especial, bem como, discutir estratégias de aprendizagem a partir das necessidades específicas do alunos. Na imagem ao lado, as servidoras do NAU, ministrantes do curso, juntamente com a professora Virgínia Muniz e a Pedagoga Maria Rita Barbosa, do CTT. 

Notícia no site da UFPI:

https://www.ufpi.br/ultimas-noticias-praec/44552-nau-realiza-curso-de-formacao-com-os-servidores-docentes-e-tecnicos-do-ctt

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal fechado com a imagem de um estudante do sexo masculino com uma camiseta amarela e sorrindo enquanto observa a tela do notebook. Na mesa está o notebook e um livro aberto em que o estudante apoia-se com um lápis na mão. No lado esquerdo da tela um emotion de uma mão escrevendo em uma folha de papel e logo abaixo está escrito "PRAEC: Edital de seleção de estudantes para os benefícios Bolsa de Apoio Estudantil (BAE) e Auxílio Residência), saiba mais em www.ufpi.br". Logo abaixo a logomarca da UFPI com a sigla ao centro e ramificações em todo o seu entorno.

11/02/2022-Edital de seleção de estudantes para os benefícios Bolsa de Apoio Estudantil (BAE) e Auxílio Residência (AR)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), responsável pela coordenação, execução e acompanhamento dos Programas que integram as ações de assistência estudantil da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estabelecem neste Edital as normas e critérios para seleção de candidatos/as aos benefícios da PRAEC Bolsa de Apoio Estudantil (BAE) e Auxílio Residência (AR). 


Acesso ao edital e aditamentos:

Edital Nº 02/2022-PRAEC (BAE/AR)

Retificação do Edital Nº 02/2022-PRAEC

Primeiro aditamento

Segundo aditamento

#paratodosverem: Cartaz com fundo bege e título em laranja na parte superior "Fique ligado", com o subtítulo, logo abaixo, em letras na cor preta "Editais para auxiliares acadêmicos 2022 BINCS/BINCS-ES". No canto inferior esquerdo, o desenho de um megafone na cor laranja.

11/02/2022- Editais BINCS e BINCS-ES 2022 para seleção de auxiliares acadêmicos

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), com apoio dos Núcleos de Assistência Estudantil, dos Campi fora de sede (NAEs), responsável pela coordenação, execução e acompanhamento das ações que integram a Política de Assistência aos estudantes público-alvo da educação especial da UFPI, estabelece nestes Editais as normas e critérios para seleção de estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para seleção de auxiliares acadêmicos de estudantes público-alvo da educação especial através da Bolsa de Inclusão Social (BINCS). Seguem os links para leitura dos editais BINCS e BINCS-ES:

Edital BINCS 2022

Edital BINCS-ES 2022

Edital BINCS em Libras

Resultados:

Resultado BINCS/BINCS-ES- TERESINA, FLORIANO, BOM JESUS-1ª Etapa (Fevereiro)

Resultados BINCS/BINCS-ES PICOS- 1ª Etapa (Fevereiro)

Resultados BINCS/BINCS-ES- TERESINA, FLORIANO, BOM JESUS  2ª Etapa-(março)

08/02/2022-Reunião com os estudantes público-alvo da educação especial da UFPI - Teresina

No dia 8 de fevereiro de 2022, o NAU realizou uma reunião remota com os estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) a fim de proporcionar uma apresentação geral do Núcleo, seus objetivos, horário de funcionamento e ações de modo também a orientá-los sobre os seus direitos e deveres na instituição. 

O momento foi oportuno para o orientação acerca dos serviços disponibilizados na PRAEC, os benefícios existentes e os critérios de seleção, esclarecendo dúvidas sobre o sistema de submissão e a documentação exigida. Além disso, a equipe técnica divulgou e esclareceu a Resolução 076/19, que ampara o estudante PAEE na UFPI, e sobre os auxiliares acadêmicos. O NAU também divulgou e orientou sobre o projeto do serviço de psicologia do NAU e sobre o II Encontro de estudantes PAEE  da UFPI a serem realizados em breve.

#paratodosverem: Imagem print da tela de um computador com um mosaico de câmeras ligadas na plataforma ZOOM com a imagem seis pessoas (5 mulheres e 1 homem) dispostas lado a lado em um fundo preto.

03 e 04/02/2022- NAU participa do I Encontro de Formação Continuada para Docência no Ensino Superior 2022

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), em parceria com a Coordenadoria de Administração Acadêmica Complementar - CAAC realizou palestra e oficina com os docentes da instituição a fim de debater sobre ações de inclusão no âmbito acadêmico e em especial no contexto de ensino remoto. Além disso esclareceu sobre a Resolução 076/2019.

O NAU ministrou a palestra do dia 3 de fevereiro, intitulada "Eu, nós e eles: o processo de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial no Ensino Superior" buscando discutir sobre o Núcleo, seu público, objetivos e ações, assim como sobre os diferentes tipo de acessibilidade e sua aplicabilidade em âmbito acadêmico, assim como da Resolução 076/19. Na oficina realizada no dia 4 de fevereiro, foi possível discutir casos e exercitar pontos discutidos no dia anterior de modo a refletir e propor metodologias inclusiva em âmbito educacional.

: desafios contemporâneos no Ensino Superior e na Universidade Federal do Piauí. No cabeçalho do cartaz o símbolo da Universidade Federal do Piauí, do Ministério da Educação e da Pró-reitoria de Ensino de Graduação- PREG

#paratodosverem: banner informativo do evento com fundo amarelo e imagem central de um desenho de uma pessoa sentada em cima de um livro e disposta em frente a uma tela de computador. O computador está transmitindo a imagem de uma pessoa e de uma página de um texto, logo ao lado. Entre a pessoa sentada e a tela do computador tem o símbolo de uma rede wi-fi. Logo acima da imagem, o período de realização do evento, de 02 a 04 de fevereiro e mais acima, em faixa de fundo azul o título do evento "I Encontro de Formação Continuada para Docência do Ensino Superior - 2022: desafios contemporâneos no Ensino Superior e na Universidade Federal do Piauí. No cabeçalho do cartaz o símbolo da Universidade Federal do Piauí, do Ministério da Educação e da Pró-reitoria de Ensino de Graduação- PREG.

02 a 04/02/2022- NAU participará do I Encontro de Formação Continuada para Docência do Ensino Superior

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), em parceria com a Coordenadoria de Administração Acadêmica Complementar - CAAC realizará palestra e oficina com os docentes da instituição a fim de debater sobre ações de inclusão no âmbito acadêmico e em especial no contexto de ensino remoto, frente o contexto da pandemia de COVID-19. 

O NAU participará na palestra do dia 3 de fevereiro (8 horas às 10 horas), intitulada "Eu, nós e eles: o processo de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial no Ensino Superior" e da oficina a ser realizada dia 4 de fevereiro, às 9 horas.


Maiores informações e programação:

Acesso ao site da UFPI - PROGRAMAÇÃO


#paratodosverem: fotografia em plano horizontal fechado de uma tela cheia de computador com a imagens de diferentes pessoas em suas câmeras de computador acompanhando a palestra.

28/01/2022- Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) ministra minicurso sobre a tutoria de pares na Universidade 

Na tarde de sexta-feira (28/01), a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade (NAU), Brunna Melo, ministrou um minicurso para o I Encontro dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) do Instituto Federal do Piauí (IFPI). 

Intitulado “Tutoria de pares como instrumento didático pedagógico de inclusão escolar” o minicurso contou com a participação de docentes, discentes e técnicos-administrativos do Piauí e de outras regiões do país. O tema é referente ao trabalho de tese de doutorado da ministrante a qual estudou sobre a atuação dos Auxiliares Acadêmicos dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) na UFPI. 


Maiores informações:

Matéria sobre o evento no site da UFPI


#paratodosverem: banner informativo do evento com fundo branco e letras pretas com o título central "Prática docente e inclusão no Ensino Superior". No canto inferior esquerdo, o símbolo do Núcleo de Acessibilidade da UFPI representado por cubos coloridos com a imagem dos símbolos que representam cada tipo de deficiência e a sigra do NAU em azul. No canto inferior direito o texto: Equipe NAU/UFPI, Dra. Brunna Melo (Psicóloga e coordenadora do NAU), Me. Maria Dilma Andrade (pedagoga), Me. Rafaella Santiago (Assistente Social). 

28/01/2022- NAU ministra palestra no VI Encontro Pedagógico do Curso de Educação Física (DEF/UFPI) 

Na última sexta-feira, 28 de janeiro, a pedagoga Maria Dilma Andrade, esteve representando o NAU no VI Encontro Pedagógico do Curso de Educação Física (DEF/UFPI).  Em um bate papo interativo com os docentes daquele departamento, a pedagoga falou sobre Prática docente e a inclusão no Ensino Superior" dando destaque às políticas de inclusão que são promovidas e orientadas pelo Núcleo de Acessibilidade com relação aos estudantes público-alvo da educação especial (NAU). 

#paratodosverem: imagem da tela de um computador com um fundo preto e com um mosaico de imagens de câmera com diferentes pessoas ministrando uma palestra remotamente, ao centro da imagem, e em uma das câmeras, está a intérprete de LIBRAS.

21/01/2022- NAU do II Seminário de Educação Inclusiva de Pedro II: conquistas e perspectivas da educação especial e inclusiva

O NAU, através da pedagoga Dilma Andrade, participou, remotamente, de um momento de troca de saberes sobre práticas de educação inclusiva na Educação Superior. O evento buscou compartilhar informações através de roda de conversa sobre as ações desenvolvidas e projetos institucionais em educação inclusiva. 


#paratodosverem: Imagem em plano horizontal de print de tela de computador na qual aparecem 6 telas com perfis de rostos de mulheres acompanhando o evento de seus computadores. Ao lado direito, uma lista vertical com os nomes de participantes do evento. 

19/11/2021- O Núcleo de Acessibilidade da UFPI participou da oficina: Inclusão e acessibilidade no Piauí - Relatos de experiências.

Nesta sexta-feira, 19 de novembro de 2021, o Núcleo de Acessibilidade da UFPI participou da oficina: Inclusão e acessibilidade no Piauí - Relatos de experiências. Foi mediada pela equipe da Fundação Dorina Nowill e contou com apresentação de parceiros da Rede de Leitura Inclusiva do Piauí.

Na ocasião, a Pedagoga do NAU, Me. Dilma Andrade, fez uma fala de abertura apresentando a Rede de Leitura Inclusiva do Piauí. A Coordenadora e Psicóloga Dra. Brunna Melo realizou uma palestra com o tema: Os tutores de pares promovendo inclusão na universidade, um recorte de sua pesquisa de doutorado.

O evento contou ainda com as falas das estudantes: Gilnara Oliveira, pessoa com deficiência visual e integrante do Projeto Mulheres de Visão/ComRadio e a estudante do curso de Letras/LIBRAS da UFPI, intérprete e Auxiliar Acadêmica da UFPI, Deuselania Ferreira - Letras-Libras/UFPI.


#paratodosverem: Imagem com fundo branco e o símbolo da Rede de Leitura Inclusiva representado por um globo azul, localizado à esquerda da imagem, com o título escrito em cor laranja dentro dele com o título: Rede de Leitura Inclusiva. Dentro do globo está representado o mapa do Brasil, através de várias linhas na cor laranja. Na imagem, à direita do globo, está novamente o Título Rede de Leitura Inclusiva, em cores laranja e preto.

OFICINA: INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO PIAUÍ- RELATOS DE EXPERIÊNCIA

 Inclusão e acessibilidade no Piauí: Relatos de experiências

19/11 - 14h às 17h

Convidamos você para participar de nossa oficina dia 19 de novembro de 2021, das 14h00 às 17h00 , na plataforma Teams.

Convidadas:

Dilma Andrade - NAU/UFPI; Brunna Stella da Silva Carvalho Melo - NAU/UFPI; Gilnara Oliveira - Projeto Mulheres de Visão/ComRadio; Deuselania Ferreira - Letras-Libras/UFPI

 Inscrições até dia 17/11 no link: http://fdnc.io/dJE

Participe e divulgue em suas redes!

Realização:

Fundação Dorina Nowill para Cegos

GT Piauí da Rede de Leitura

 Apoio:

Escola Comradio

Projeto Mulheres de Visão

Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí

Contato: 

* Evento gratuito

** Presença de interprete de Libras

* Certificado digital 30 dias após o evento.

Esse encontro é parte das atividades do PRONAC184605: LEITURA EM TODOS OS CANTOS.


#Paratodosverem: Na imagem, 16 mulheres vestidas de azul, em cima do palco. Na frente delas, e embaixo do palco, 4 mulheres e dois homens.

#Paratodosverem: Na imagem, 16 mulheres vestidas de azul, em cima do palco. Na frente delas, e embaixo do palco, 4 mulheres e dois homens.


17/11/2021- NAU PARTICIPA DO EVENTO DE FORMATURA DA PRIMEIRA TURMA DO PROJETO MULHERES DE VISÃO

Na sexta-feira do dia 12 de novembro aconteceu no Auditório do CT, da UFPI, a formatura da primeira turma do Projeto Mulheres de Visão. O Núcleo de Acessibilidade esteve presente na cerimônia de entrega dos certificados.

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI, vinculado à PRAEC/UFPI se orgulha da parceria com o projeto mulheres de visão, porque somos uma universidade que fomenta políticas e cultura de inclusão e entende que a sociedade acadêmica, de modo geral, precisa se moldar de forma a se despir dos preconceitos e promover práticas educativas mais inclusivas e acolhedoras das diferenças. 

#paratodosverem: fotografia com três pessoas dispostas uma ao lado da outra, olhando para a direção da câmera. Na esquerda, um homem moreno, de caça jeans e com blusa e terno preto e usando máscara. Ao seu lado e no centro da imagem, uma mulher, com blusa rosa e calça preta, também usando máscara. E, à direita, logo ao seu lado, um homem de terno completo cinza, blusa branca e gravata amarela e também usando máscara.

09/11/2021- NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFPI PARTICIPA DE EVENTO DE LANÇAMENTO DE PLATAFORMA ACESSÍVEL DO PROJETO MULHERES DE VISÃO

Na manhã do dia 09 de novembro de 2021, a coordenadora e psicóloga do NAU, Brunna Stella Melo, participou de evento de lançamento da plataforma ACESSO MDV, promovido pela Escola COMRADIO, em parceria com o Projeto Mulheres de Visão.

      A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho ainda é um desafio para nossa sociedade. Além disso, tornar o ambiente de trabalho acessível a todas as pessoas também é um desafio importante no contexto das organizações e empresas de várias ordens.

     A plataforma ACESSO MDV consiste em um mecanismo acessível de cadastro de pessoas com e sem deficiência para que as empresas, organizações sociais, poder público e outros serviços consigam uma base de dados de pessoas para o mercado de trabalho.

   O principal objetivo da Plataforma, em conjunto com o projeto Mulheres de Visão, é promover a cultura de inclusão e acessibilidade no mercado de trabalho, com baixo custo, facilitando o entendimento, implantando estratégias e tornando os materiais e ambientes acessíveis para todos.

    Na ocasião, também foi apresentada a pesquisa: O Mundo do Trabalho e a Acessibilidade nas Empresas (https://app.avalio.com.br/pesquisa/ ). 

         Para mais informações, contactar o Coordenador Geral do Projeto Mulheres de Visão, professor Iraildon Mota (acessomdv@gmail.com).

 Site da Plataforma ACESSO: https://www.mulheresdevisao.com.br/post/plataforma-conecta-pessoas-com-defici%C3%AAncia-ao-mercado-de-trabalho


#paratodosverem: imagem de cartaz de divulgação de evento em fundo verde com título na parte superior da imagem: "Acolhida UFPI 2021.1: a assistência estudantil te abraça". Na parte inferior do texto e central do cartaz um desenho contendo um notebook aberto com um mouse e saindo da tela o desenho de metade do corpo de uma pessoa na cor laranja abraçando outra metade de uma pessoa na cor verde fora da tela. 


Acolhida UFPI 2021.1: a assistência estudantil te abraça

A Acolhida UFPI é um evento institucional organizado pela Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC.

O Evento busca realizar uma acolhida aos estudantes ingressantes na UFPI, bem como informar sobre toda a universidade e a assistência estudantil oferecida, além de aproximar os estudantes do corpo funcional da nossa UFPI.

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) faz parte da PRAEC e estará informando sobre o serviço aos estudantes ingressantes e comunidade em geral. Contamos com a participação de todos para conhecerem esta pró-reitoria, seus serviços e ações.

Inscrições para certificação e programação através do link abaixo: 

Site do evento Acolhida UFPI 2021.1


#paratodosverem: imagem em plano horizontal de um print da tela de computador apresentando um mosaico com várias câmeras ligadas captando várias pessoas, cada uma em um quadrante, participando da reunião remotamente.

11/08/2021-NAU/PRAEC: Participa de encontro virtual para apresentação e diálogo com núcleos de acessibilidade e inclusão de todo país.

O NAU participou no dia 11 de agosto de 2021, de um encontro virtual para apresentação e diálogo com núcleos de acessibilidade e inclusão de todo país, promovida pelas Secretarias de Juventude e Educação da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB). na oportunidade foram discutidos  os desafios vivenciados pelos estudantes com deficiência visual, para acesso ao ensino remoto e o trabalho realizado pelos Núcleos de acessibilidade. A partir das discussões e experiências partilçhadas a ONCB vai pleitear junto ao MEC estratégias para assegurar condições de acessibilidade para todos os estudantes com deficiência visual. 

https://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/42065-nau-praec-participa-de-encontro-virtual-para-apresentacao-e-dialogo-com-nucleos-de-acessibilidade-e-inclusao-de-todo-pais


#paratodosverem: cartaz com fundo verde e título na cor preta "Editais Bolsa de Inclusão Social- BINCS/BINCS-ES", disposto em destaque ao centro do cartaz e alinhado à esquerda. No lado direito do cartaz estão dispostas diferentes pessoas com deficiência representadas em desenhos, uma mulher sentada com um copo na mão e usando uma prótese na perna, um cadeirante com um copo na mão, e uma outra mulher, com amputação no braço, enchendo um copo para beber.

28/07/2021- PRAEC: divulga EDITAL Nº 05/2021- PRAEC/UFPI de seleção de auxiliares acadêmicos para estudantes público-alvo da Educação Especial- Bolsa de Inclusão Social- BINCS e BINCS-ES

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio do Núcleo de Acessibilidade (NAU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com apoio dos Núcleos de Assistência Estudantil (NAE's) dos Campi fora de sede, responsável pela coordenação, execução e acompanhamento das ações que integram a Política de Assistência aos estudantes público-alvo da educação especial da UFPI, estabelece neste Edital as normas e critérios para seleção de estudantes da UFPI para a Bolsa de Inclusão Social (BINCS). 

Edital BINCS-ES 2021

Edital BINCS 2021

paratodosverem: Imagem de divulgação da transmissão ao vivo da Rede de Leitura Inclusiva retangular com fundo em branco. Na parte superior frase "Ministério do turismo apresenta" abaixo na lateral esquerda logo da Lei de Incentivo à Cultura, logo ao lado escrito em azul “Roda de conversa: diálogos sobre o dia do braille no Piauí” ao lado logo da rede de leitura inclusiva. No centro da imagem frase em azul “08 de abril, às 15h00 via Teams – Podem participar pessoas com e sem deficiência: leitores, professores, mediadores de leitura, bibliotecários, organizações sociais e outras instituições que atuem na área do livro e leitura. Inscrições:” abaixo um retângulo amarelo e dentro escrito em preto “fdnc.io/cdp” seguindo logo abaixo um retângulo rosa dentro escrito em branco “Participe e divulgue em suas redes!”, abaixo escrito em azul a frase “ O certificado digital será emitido 30 dias após o evento, evento com intérpretes de libras, contato: leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br” no lado direito inferior está escrito em azul “*horário de Brasília” e abaixo o logo de acessível em libras. Do lado direito, escrito em azul e preto “Apoio: Projeto Mulheres de Visão, Escola Comradio , UFPI – Universidade Federal do Piauí/Núcleo de Acessibilidade, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência Teresina, abaixo logos dos patrocinadores da Fundação Dorina, na parte de baixo dividido por uma linha rosa logos da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Rede de Leitura Inclusiva,  Secretaria Especial da Cultura, Ministério do turismo e Logo do Governo Federal.

08/04/2021 - REDE DE LEITURA INCLUSIVA DO PIAUÍ: DIÁLOGOS SOBRE O DIA NACIONAL DO BRAILLE 

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, que visa estreitar o relacionamento entre leitores, educadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais, para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura. Convidamos você para participar de nosso encontro 08 de abril, das 15h00 às 17h00 , na plataforma Teams.

Convidados:

Participe e divulgue em suas redes!

Inscrições: http://fdnc.io/cdp

Link para acesso ao evento: http://fdnc.io/cVz

Fique atento ao seu e-mail pois você receberá o link de participação na manhã do dia 08/04.

Apoio

Escola ComRadio

UFPI – Universidade Federal do Piauí/ Núcleo de Acessibilidade

Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Teresina

Contato: leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br

  (11) 992253975

* Evento com interprete de Libras

** Certificado digital 30 dias após o evento.


paratodosverem: banner do evento com imagem na parte superior da imagem com vários animais e vegetação em diversas cores e agrupados formando um círculo. Na parte inferior da imagem o título em destaque na cor preta "Semana do Calouro". 

07/04/2021- PARTICIPAÇÃO DO NAU NA VI SEMANA DE RECEPÇÃO DOS CALOUROS DE BIOLOGIA 2020.2 (TERESINA) 

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI à convite da Coordenação do curso de Ciências Biológicas realizará nessa quarta-feira (07/04/2021) a apresentação do Núcleo de Acessibilidade da UFPI/PRAEC aos calouros.  A programação prevê a exposição acerca do tema inclusão e sobre a atuação do NAU na instituição, em seguida a coordenação do curso apresentará os órgãos suplementares da UFPI e programas de iniciação à pesquisa (PIBIC e PIBITI) e à docência (PIDIB e RP). 

Horário: 18h às 20h. 

Link para acesso ao evento: https://meet.google.com/gyc-ovva-ysj

 

#paratodosverem: imagem contendo informação centralizada com letras brancas e fundo verde escuro com o texto "Bolsa de Inclusão Social: período regular remoto 2020.2 UFPI". Nas bordas da imagem, formando uma moldura, estão vários ramos de folhagens em cor verde.

#paratodosverem: imagem contendo informação centralizada com letras brancas e fundo verde escuro com o texto "Bolsa de Inclusão Social: período regular remoto 2020.2 UFPI". Nas bordas da imagem, formando uma moldura, estão vários ramos de folhagens em cor verde.

10/03/2021- Editais Bolsa de Inclusão Social (BINCS) para o período regular remoto 2020.2

A Universidade Fedeal do Piauí (UFP), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitáros (PRAEC) através do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), torna público o Edital de seleção de Auxiliares Acadêmicos para estudantes público-alvo da Educação Especial, para a Bolsa de Inclusão Social (BINCS) para o período regular remoto 2020.2. As seleções da PRAEC são realizadas via processos cadastrados no sistema SINAE através do endereço eletrônico: https://nae.ufpi.br 


Maiores informações e acesso aos editais:

Resultado Segunda Etapa

Resultado da Primeira Etapa

Retificação do edital BINCS

Editais BINCS e BINCS-ES

#paratodosverem: Fotografia em plano horizontal fechado de uma folha com impressão braille. No canto superior direito da fotografia estão dispostas as mãos que fazem a leitura do material. 

04/01/2021- Dia Mundial do Braille

No dia 4 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Braille. Criado por Louis Braille, na França, o braille tornou-se o meio indispensável na formação social e política de cegos, possibilitando processo de alfabetização. O sistema consiste em combinações de seis pontos em relevo (cela braille), que permite a representação do alfabeto, números e simbologias científica, fonética, musicográfica e informática, garantindo que pessoas alfabetizadas neste sistema tenham acesso a informações diversas. A data marca a importância do sistema braille, como meio de comunicação e informação, para promover o desenvolvimento de pessoas com deficiência visual (Fonte: INEP, CPB educacional)

#paratodosverem: Cartaz com fundo preto e símbolo da UFPI no canto superior esquerdo, logo abaixo o texto: "II SIUFPI". Na parte central superior o título com o texto: "Universidade Federal do Piauí e VII Seminário da Assistência estudantil" e no centro da imagem o título "Minicurso 6- Tire seu preconceito do caminho que eu quero passar com minha (d)EFICIÊNCIA." e logo abaixo a imagem das palestrantes Rafaella Santiago e Maria Dilma Andrade. No canto inferior esquerdo a data do evento dia 13 de novembro de 2020 no horários de 10 horas às 12 horas.

#paratodosverem: Cartaz com fundo preto e símbolo da UFPI no canto superior esquerdo, logo abaixo o texto: "II SIUFPI". Na parte central superior o título com o texto: "Universidade Federal do Piauí e VII Seminário da Assistência estudantil" e no centro da imagem o título "Minicurso 6- Tire seu preconceito do caminho que eu quero passar com minha (d)EFICIÊNCIA." e logo abaixo a imagem das palestrantes Rafaella Santiago e Maria Dilma Andrade. No canto inferior esquerdo a data do evento dia 13 de novembro de 2020 no horários de 10 horas às 12 horas. Na barra inferior do cartaz o símbolo do evento SIUFPI e divulgação do site para realização de inscrições www.siufpi2020.ufpi.br

NAU ministra palestra no evento Seminários Integrados UFPI (SIUFPI)


O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) realiza no dia 13 de novembro de 2020, às 10 horas, participação no minicurso 6: Tire seu preconceito do caminho que eu quero passar com minha (d)EFICIÊNCIA no VII Seminário de Assistência Estudantil que engloba os Seminários Integrados UFPI edição 2020 que está em formato remoto.


Maiores informações no site do evento:

https://siufpi2020.ufpi.br/

#paratodosverem: imagem com fundo em cor azul e na parte inferior da imagem desenhos de livros apoiados na mesa, lápis e pincel em um pote de água. No anúncio em destaque o texto : Editais Bolsa de Inclusão Social (BINCS/BINCS-ES) período regular remoto 2020.1.

04/11/2020- Editais Bolsa de Inclusão Social (BINCS/BINCS-ES)- Período regular remoto 2020.1

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), com o apoio dos Núcleos de Assistência Estudantil, dos Campi fora de sede (NAEs/CACOM), responsável pela coordenação, execução e acompanhamento dos programas que integram a Política de Assistência aos estudantes publico alvo da educação especial da UFPI, estabelecem neste Edital as normas e critérios para seleção de estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para a Bolsa de Inclusão Social (BINCS) e Bolsa de Inclusão Social para auxiliares acadêmicos de estudantes surdos (BINCS-ES) para o período regular remoto 2020.1. 


Confira nos links abaixo as etapas dos editais:

Edital Nº 11/2020 PRAEC

Edital Nº 12/2020 PRAEC

Aditamento do Edital Nº 11/2020

Resultado final do Edital Nº 12/2020 PRAEC

Resultado final do Edital Nº 11/2020 PRAEC


#paratodosverem: Imagem em fundo amarelo com o sinal de interrogação e exclamação bem grandes na cor azul e no centro da imagem. Três pessoas, apresentadas como desenhos, estão dispostas próximo dos sinais de pontuação, em tamanho menor que estes. À esquerda, uma mulher, em pé e usando o celular, encostada no sinal de interrogação, outra mulher, ao centro, está  sentada no chão e usando um computador no seu colo, à direita da imagem um homem em pé, ao lado do sinal de exclamação, também usando o celular.

03/11/2020 - PRAEC divulga FAQ do Edital Nº 10/2020 que rege a seleção para Auxílio Inclusão Digital- Modalidade II- Apoio para aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), responsável pela coordenação, execução e acompanhamento dos programas que integram a Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Piauí (UFPI), torna publico FAQ do Edital Nº 10/2020 que rege a seleção ao Auxílio Inclusão Digital - Modalidade II - Apoio para aquisição de equipamentos de informática.

A FAQ  é um documento que esclarece as principais dúvidas relacionadas com o Edital Nº 10/2020 e foi elaborada pela equipe de assistentes sociais da PRAEC e dos Núcleos de Assistência ao Estudante dos Campi fora de sede (NAES).

FAQ COMPLETO

#paratodoslerem: cartaz de um evento com o desenho em forma de sombra na cor preta e de fundo cinza contendo a imagem de uma pessoa caminhando com a cabeça baixa com uma nuvem com chuva logo acima dela. No canto superior direito contém a frase Serviço de Psicologia do Núcleo de Acessibilidade da UFPI com letras pretas e fundo branco. Na parte inferior da imagem, com letras pretas e fundo branco, a frase: Vamos falar sobre depressão?

#paratodoslerem: cartaz de um evento com o desenho em forma de sombra na cor preta e de fundo cinza contendo a imagem de uma pessoa caminhando com a cabeça baixa com uma nuvem com chuva logo acima dela. No canto superior direito contém a frase Serviço de Psicologia do Núcleo de Acessibilidade da UFPI com letras pretas e fundo branco. Na parte inferior da imagem, com letras pretas e fundo branco, a frase: Vamos falar sobre depressão?

02/10/2020- Vamos falar sobre depressão?

Nesta sexta-feira, 02 de outubro de 2020, as profissionais de psicologia do NAU irão conversar sobre Depressão, uma doença que tem afetado milhares de pessoas pelo mundo. O objetivo do encontro é estabelecer um local saudável para nos expressarmos e compartilharmos experiências. O Serviço de Psicologia do NAU conta com sua presença, às 16:00 horas através do link: Acesso ao evento: Conversando sobre Depressão.  

#paratodosverem: banner de divulgação com fundo amarelo apresentando uma imagem com um balão de fala em formato de desenho na cor branca contendo a imagem de uma fita amarela cruzada e com o texto: Webnário (Re)Quint(ar). Logo acima da imagem contém o texto: Setembro amarelo na cor preta. Ao centro do banner está a data do webnário: 10/09 no horário das 16 horas às 18 horas e tema: Promoção de Saúde e populações vulneráveis: pessoas com deficiência, questões de gênero e raça. Logo abaixo apresenta as imagens dos palestrantes em formato de círculo apresentando as palestrantes: a professora Carolina Pereira do Nascimento-CAFS, no lado esquerdo, e Talita Estrela-PRAVIDA, no lado direito da imagem. Na parte inferior do banner apresenta o local da transmissão no canal do SAPSI no Youtube: bite.ly/sapsiufpi e apresenta os organizadores do evento: Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, Superintendência de recursos humanos, Colégio Técnico de Floriano, Colégio Técnico de Teresina, Colégio Técnico de Bom Jesus e a logomarca da Universidade Federal do Piauí-UFPI, no canto inferior direito.

#paratodosverem: banner de divulgação com fundo amarelo apresentando uma imagem com um balão de fala em formato de desenho na cor branca contendo a imagem de uma fita amarela cruzada e com o texto: Webnário (Re)Quint(ar). Logo acima da imagem contém o texto: Setembro amarelo na cor preta. Ao centro do banner está a data do webnário: 10/09 no horário das 16 horas às 18 horas e tema: Promoção de Saúde e populações vulneráveis: pessoas com deficiência, questões de gênero e raça. Logo abaixo apresenta as imagens dos palestrantes em formato de círculo apresentando as palestrantes: a professora Carolina Pereira do Nascimento-CAFS, no lado esquerdo, e Talita Estrela-PRAVIDA, no lado direito da imagem. Na parte inferior do banner apresenta o local da transmissão no canal do SAPSI no Youtube: bite.ly/sapsiufpi e apresenta os organizadores do evento: Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, Superintendência de recursos humanos, Colégio Técnico de Floriano, Colégio Técnico de Teresina, Colégio Técnico de Bom Jesus e a logomarca da Universidade Federal do Piauí-UFPI, no canto inferior direito.

10/09/2020- Webnário (Re)quintar: Promoção de Saúde e populações vulneráveis: pessoas com deficiência, questões de gênero e raça.

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), dos Colégios Técnicos vinculados e da Superintendência de Recursos Humanos (SRH) realiza, durante todo o mês de setembro de 2020 e utilizando plataformas digitais, campanha de sensibilização sobre a temática do Suicídio, que nacionalmente é conhecida como Setembro Amarelo. Nesta quinta, 10 de setembro de 2020 temos o tema Promoção de Saúde e populações vulneráveis: pessoas com deficiência, questões de gênero e raça.

A Ação de Prevenção ao Suicídio e Promoção da Vida chama-se Webnário (Re)Quint(ar), e será realizada online nas Quinta-feiras, no período da tarde, e visa provocar reflexões sobre diversos aspectos que tocam a existência humana, como um convite para recriá-la: (Re)quint(ar) a Vida!


Confira os outros temas e canais de acesso:

Programação

Canal de transmissão dos Webnários- SAPSI

#paratodosverem: cartaz de um evento com fundo vermelho e com uma imagem à esquerda de uma cabeça em forma de desenho 3D, com um rosto com expressão triste, com vários balões de pensamento na cor vermelha saindo da sua cabeça e, no lado direito, a pergunta: Vamos conversar sobre ansiedade?. Na parte inferior do cartaz está o link para a sala do Google meet: http://meet.google.com/odw-gkbw-xai.

#paratodosverem: cartaz de um evento com fundo vermelho e com uma imagem à esquerda de uma cabeça em forma de desenho 3D, com um rosto com expressão triste, com vários balões de pensamento na cor vermelha saindo da sua cabeça e, no lado direito, a pergunta: Vamos conversar sobre ansiedade?. Na parte inferior do cartaz está o link para a sala do Google meet: http://meet.google.com/odw-gkbw-xai.

04/09/2020- Roda de Conversa - NAU/UFPI- Vamos conversar sobre ansiedade?

Nesta sexta-feira, dia 04 de setembro de 2020, às 16:00h, o Serviço  de Psicologia do NAU irá realizar um momento de conversa sobre Ansiedade.  Sabemos que neste momento de isolamento social devido a pandemia da COVID-19 um dos aspectos emocionais mais agravados são as crises de ansiedade. Vamos saber um pouco mais sobre ela, sobre estratégias de autocuidado e preservação da saúde mental através deste momento de conversa sobre ansiedade. O encontro é destinado ao Público-alvo da Educação Especial da UFPI. Teremos intérprete de LIBRAS para que todos possam participar de maneira significativa.


O link para a sala do Google meet é: Link para acesso ao evento: Vamos conversar sobre ansiedade?.

#paratodosverem: Imagem de uma parede na cor verde com um título centralizado e em destaque na cor azul "Resultados da seleção da Bolsa de Inclusão Social (BINCS e BINCS-ES)". Na parte inferior esquerda da imagem está o desenho de uma estudante cadeirante e na parte inferior direita de dois estudantes.

#paratodosverem: Imagem de uma parede na cor verde com um título centralizado e em destaque na cor azul "Resultados da seleção da Bolsa de Inclusão Social (BINCS e BINCS-ES)". Na parte inferior esquerda da imagem está o desenho de uma estudante cadeirante e na parte inferior direita de dois estudantes.


18/08/2020-NAU/PRAEC divulga resultado da seleção para BINCS e BINCS-ES-período especial 2020.3

Nesta terça-feira, 18 de agosto de 2020, o Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), divulga  o resultado final da seleção para bolsistas BINCS e BINCS-ES. Os bolsistas selecionados serão auxiliares acadêmicos de estudantes público-alvo da educação especial durante o período especial 2020.3.


Mais informações:

Resultados do Edital 05/2020 e 06/2020-BINCS e BINCS-ES (CMPP-Teresina)

Cartaz com fundo bege apresentando o título centralizado com letras pretas e com fundo branco destacando o título da ação: "Curso de formação em educação especial para auxiliares acadêmicos dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) da UFPI".

#paratodosverem: Cartaz com fundo bege apresentando o título centralizado com letras pretas e com fundo branco destacando o título da ação: "Curso de formação em educação especial para auxiliares acadêmicos dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) da UFPI".

12/08/2020- Curso de formação em educação especial para os auxiliares acadêmicos dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) da UFPI.

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), em parceria com o Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva (NEESPI), através da pesquisa de doutorado da psicóloga do Núcleo, Brunna Melo, está organizando um curso de formação em educação especial para os auxiliares acadêmicos dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE).

O curso contará com 6 módulos de aulas online através da plataforma virtual Google Meet e terá uma equipe de mestres e doutores com competência de trabalho, produção, estudos e pesquisas nas áreas específicas dos módulos. 

O curso de formação tem por objetivo expor e discutir sobre o PAEE - histórico, conceitos, características, diagnóstico, e estratégias de inclusão no ensino superior. Certamente será bastante enriquecedor e proveitoso para a formação inicial dos auxiliares acadêmicos e será um diferencial para sua vida profissional.

Imagem de uma parede na cor verde com um título centralizado e em destaque na cor azul "Bolsa de Inclusão Social (BINCS)", logo abaixo um subtítulo na cor preta "auxiliares acadêmicos para estudantes público-alvo da educação especial". Na parte inferior esquerda da imagem está o desenho de uma estudante cadeirante e na parte inferior direita de dois estudantes.

#paratodosverem: Imagem de uma parede na cor verde com um título centralizado e em destaque na cor azul "Bolsa de Inclusão Social (BINCS)", logo abaixo um subtítulo na cor preta "auxiliares acadêmicos para estudantes público-alvo da educação especial". Na parte inferior esquerda da imagem está o desenho de uma estudante cadeirante e na parte inferior direita de dois estudantes.

07/08/2020- NAU/PRAEC divulga edital de seleção de auxiliares acadêmicos para estudantes público-alvo da educação especial Bolsa de Inclusão Social (BINCS)- período especial 2020.3

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), com apoio dos Núcleos de Assistência Estudantil dos Campi fora de sede (NAEs/CACOM), responsável pela coordenação, execução e acompanhamento das ações que integram a Política de Assistência aos estudantes público-alvo da educação especial da UFPI, estabelece neste Edital as normas e critérios para seleção de estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para a Bolsa de Inclusão Social (BINCS) para o período especial 2020.3. 


Mais informações: 

Edital 05/2020- BINCS período especial 2020.3

Aditamento do Edital 05/2020- Anexo 2

http://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/37030-praec-divulga-edital-de-selecao-de-auxiliares-academicos-para-estudantes-publico-alvo-da-educacao-especial-bolsa-de-inclusao-social-bincs

Imagem de uma parede na cor verde com um título centralizado e em destaque na cor azul "Bolsa de Inclusão Social (BINCS-ES)", logo abaixo um subtítulo na cor preta "auxiliares acadêmicos para estudantes estudantes surdos". Na parte inferior esquerda da imagem está o desenho de uma estudante cadeirante e na parte inferior direita de dois estudantes.

#paratodosverem: Imagem de uma parede na cor verde com um título centralizado e em destaque na cor azul "Bolsa de Inclusão Social (BINCS-ES)", logo abaixo um subtítulo na cor preta "auxiliares acadêmicos para estudantes estudantes surdos". Na parte inferior esquerda da imagem está o desenho de uma estudante cadeirante e na parte inferior direita de dois estudantes.


07/08/2020 - NAU/PRAEC divulga edital de seleção de auxiliares acadêmicos para estudantes surdos - Bolsa de Inclusão Social (BINCS-ES)-período especial 2020.3

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), com apoio dos Núcleos de Assistência Estudantil dos Campi fora de sede (NAEs/CACOM), responsável pela coordenação, execução e acompanhamento das ações que integram a Política de Assistência aos estudantes público-alvo da educação especial da UFPI, estabelece neste Edital as normas e critérios para seleção de estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para a Bolsa de Inclusão Social (BINCS) para o período especial 2020.3. 

Mais informações:

Edital 06/2020- BINCS-ES período especial 2020.3

Aditamento Edital 06/2020- cronograma

Aditamento Edital 06/2020- Anexo 02

http://ufpi.br/editais-ufpi/37025-praec-divulga-edital-de-selecao-de-auxiliares-academicos-para-estudantes-surdos-bolsa-de-inclusao-social-bincs-es

http://ufpi.br/editais-ufpi/37091-praec-retificacao-do-edital-no-06-2020-bolsa-de-inclusao-social-bincs

#paratodosverem: banner com fundo azul apresentando um homem de camiseta cinza segurando em uma das mãos um notebook branco, com a outra mão o homem indica o título Auxílio Inclusão Digital, em cores brancas e disposto no canto inferior direito e com o subtítulo: modalidade 1 (internet), escrito em letras amarelas e fundo vermelho.

#paratodosverem: banner com fundo azul apresentando um homem de camiseta cinza segurando em uma das mãos um notebook branco, com a outra mão o homem indica o título Auxílio Inclusão Digital, em cores brancas e disposto no canto inferior direito e com o subtítulo: modalidade 1 (internet), escrito em letras amarelas e fundo vermelho.


07/08/2020- Edital de seleção de estudantes de graduação presencial da UFPI para receber o Auxílio inclusão digital - Modalidade I: Internet 

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), responsável pela coordenação, execução e acompanhamento dos programas que integram a Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estabeleceneste Edital as normas e critérios para seleção de candidatos/as ao AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL–MODALIDADE I: INTERNET. 

Trata-se de um auxílio financeiro em pecúnia destinado especificamente a custear internet no modo que atenda o estudante (satélite, fibra, rádio, dados móveis), com a finalidade de permitir que o estudante acesse e execute as atividades remotas, com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação –TIC’s. 

O Auxílio Inclusão Digital disponibilizará apoio financeiro aos estudantes de graduação presencial devidamente matriculados em componentes curriculares ofertados pela UFPI (em calendário regular ou especial) que se encontrem em situação de comprovada vulnerabilidade socioeconômica. Trata-se de uma estratégia de combate à desigualdade social de acesso às ferramentas digitais no contexto de enfrentamento ao COVID-19 durante a pandemia. 

Mais informações:

Edital 07/2020- Auxílio Inclusão Digital Modalidade I:Internet

Aditamento Edital 07/2020

#paratodosverem: Imagem de fundo azul com um globo terrestre ao centro e a representação de diversos símbolos relacionados às tecnologias digitais e da comunicação representadas no seu entorno com: notebooks, celular, símbolo de e-mail (envelope e @), símbolo da rede de internet (wi-fi e globo), balões de fala e símbolo de chat com a representação de sombra de pessoas.

20/07/2020- Pesquisa sobre uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's) voltada aos estudantes público-alvo da educação especial

O NAU, a fim de mapear o atual contexto dos estudantes público-alvo da educação especial, lança nesta segunda-feira (20/07) uma pesquisa que visa levantar a situação dos estudantes em relação ao uso de Tecnologias Digitais e Comunicação (TDIC'S) frente à atual conjuntura e à proposta de ensino remoto. Durante toda essa semana (até domingo- 26/07) o questionário ficará disponível para preenchimento pelos estudantes público-alvo da educação especial. 

Segue link para acesso ao formulário:

https://forms.gle/9ybZxw6UZ283hkxt9


#paratodosverem: banner com fundo azul apresentando um homem de camiseta cinza segurando em uma das mãos um notebook branco, com a outra mão o homem indica o título Auxílio Inclusão Digital, em cores brancas e disposto no canto inferior direito e com o subtítulo: modalidade 1 (internet), escrito em letras amarelas e fundo vermelho.

16/07/2020-Auxílio Inclusão Digital referente ao período especial 2020.3

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), responsável pela coordenação, execução e acompanhamento dos programas que integram a Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Piauí (UFPI), considerando o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da propagação do novo coronavírus (COVID-19) e a realização do calendário acadêmico especial 2020.3 (Resolução Nº 48/2020 CEPEX/UFPI), torna público a inscrição no Auxílio Inclusão Digital (AID), estabelecido pela Portaria Nº 03/2020 UFPI. O auxílio tem o objetivo de custear serviços de internet no modo que atenda o estudante (satélite, fibra, rádio, dados móveis), software e outros que permitam acessar e executar as atividades remotas, com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC's ofertada no período letivo especial 2020.3 

Acesso ao edital:

Edital Auxílio Inclusão Digital-período esepcial 2020.3

Resultado retificado

Acesso ao sistema SINAE:

Link de acesso ao Sistema SINAE 

cartaz em fundo azul com o Título Webconferências Ciência UFPI: Desafios da COVID-19, e a representação em imagem de um átomo na parte superior esquerda. Na parte superior direita destaque para o tema Desafios da Inclusão Digital em tempos de pandemia no dia 03 de julho de 2020 das 16 horas às 18 horas. Na parte central do cartaz aparecem as fotografias dos conferencistas em formato de círculo sendo eles: Dra. Adriana Paiva do CCS/UFPI; Dra Romina Paradizzo do CCHL/UFPI; Me. Ádila Silva Marques do CCHL/UFPI; Me. Maria Dilma Vieira do NAU/UFPI e Dr. Emídio Matos do CCS/UFPI. Na parte inferior do cartaz aparecem os símbolos dos canais de transmissão são eles: Ufpitv, Ufpioficial (Facebook), Instagram UFPI, Twitter Ufpioficial, no YouTube Ufpitv e na rádio FM Universitária 96.7.

#paratodosverem: cartaz em fundo azul com o Título Webconferências Ciência UFPI: Desafios da COVID-19, e a representação em imagem de um átomo na parte superior esquerda. Na parte superior direita destaque para o tema Desafios da Inclusão Digital em tempos de pandemia a ser realizado no dia 03 de julho de 2020 das 16 horas às 18 horas. Na parte central do cartaz aparecem as fotografias dos conferencistas em formato de círculo sendo eles: Dra. Adriana Paiva do CCS/UFPI; Dra Romina Paradizzo do CCHL/UFPI; Me. Ádila Silva Marques do CCHL/UFPI; Me. Maria Dilma Vieira do NAU/UFPI e Dr. Emídio Matos do CCS/UFPI. Na parte inferior do cartaz aparecem os símbolos dos canais de transmissão, são eles: Ufpitv, Ufpioficial (Facebook), Instagram UFPI, Twitter Ufpioficial, no YouTube Ufpitv e na rádio FM Universitária 96.7.

02/07/2020-Webconferência UFPI com o tema Desafios da Inclusão em Tempos de Pandemia

A Universidade Federal do Piauí realiza nesta sexta (03/07/2020) uma webconferência com o tema Desafios da Inclusão Digital em tempos de pandemia a partir das 16 horas até as 18 horas. O momento de debate contará com a participação de vários conferencistas como: Dra. Adriana Paiva do CCS/UFPI e Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitátios (PRAEC); Dra Romina Paradizzo do CCHL/UFPI e Pró-reitora de Ensino de Graduação (PREG); Me. Ádila Silva Marques do CCHL/UFPI e Coordenadora do Curso de Letras Libras; Me. Maria Dilma Vieira coordenadora e pedagoga do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU)  e Dr. Emídio Matos do CCS/UFPI.

#paratodosverem: cartaz de fundo azul, com título superior escrito I Festival online- A Humanidade em Nós- Atitudes que incluem. Tema: Desafios e aprendizagens para acessibilidade na Pandemia. Na parte inferior da imagem há dois círculos com as fotografias das palestrantes, no lado esquerdo a Angelita Garcia da Fundação Dorina Nowill para Cegos e, no lado direito a fotografia da Dilma Andrade, do Núcleo de Acessibilidade da UFPI. Na parte inferior da imagem, com letras brancas informa que o evento ocorrerá às 19 horas do dia 17 de junho e os canais de acesso representados pelos ícones do facebook e do YouTube do Projeto Mulheres de Visão. 

17/06/2020-Participação do NAU em bate papo com a temática: Desafios e aprendizados para acessibilidade na Pandemia

O Evento 1º Festival online Mulheres de Visão- A Humanidade em nós: atitudes que incluem acontecerá todas as quartas, às 19 horas, ao vivo, através do Facebook e YouTube do Projeto Mulheres de Visão. Serão 10 encontros online com 20 palestrantes, convidados e conteúdos gratuitos sobre inclusão das pessoas com deficiência. O primeiro encontro ocorrerá nessa quarta (17/06) com o tema Desafios e aprendizados para acessibilidade na Pandemia com a participação da Angelita Garcia representando a Fundação Dorina Nowill e a participação da Dilma Andrade representando o Núcleo de Acessibilidade da UFPI.

#paratodosverem: cartaz  com fundo azul e título principal do evento "Seminário desafios da docência no século XXI: processos de ensino-aprendizagem na era tecnológica. Logo acima do título, um desenho de uma tela de computador projetando a imagem de uma mulher apontando para uma lousa e nesta algumas imagens. Na parte inferior do cartaz, com letras pretas informa que o período do evento é de 01 a 06 de junho e as inscrições até o dia 01 de junho através do link https://desafiosdadocencia.ufpi.edu.br. Na parte inferior da imagem brasões da UFPI e da UFDPar.,

05/06/2020- Participação do NAU no Seminário "Desafios da docência no Século XXI"

A UFPI realizou no período de  01/06 a 06/06 o Seminário "Desafios da Docência no Século XXI". O Seminário propõe uma discussão sobre o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação como uma possibilidade de promoção de aprendizagem no contexto atual, estimulando uma reflexão no fazer do ser professor. O NAU participou conjuntamente com a Coordenação do Curso de Letras Libras de um webinar  no dia 06/06 com o tema O desafio da inclusão no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes PAEE (Público Alvo da Educação Especial). O momento foi oportuno o debate sobre: a inclusão educacional, as normativas institucionais e nacionais, o Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), os recursos e tecnologias assistivas que auxiliam os estudantes público-alvo da educação especial no Ensino Superior e sobre a acessibilidade comunicacional e pedagógica para estudantes surdos.


Mais informações:

Link para acesso ao site do evento Seminário desafios da Docência no Século XXI

Link para acesso ao material da palestra O desafio da inclusão no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial

#paratodosverem: imagem em plano horizontal fechado com desenhos coloridos ao fundo com a representação de pessoas usando máscara, ao centro da imagem, um retângulo com fundo azul destacando o título com letras pretas "Prevenção contra o Coronavírus para pessoas com deficiência".

Prevenção contra o Coronavírus para pessoas com deficiência

O NAU sistematizou informações importantes para os estudantes com deficiência e para a sociedade de forma geral acerca dos cuidados e orientações voltadas às pessoas com deficiência. Além de tais informações o NAU está disponibilizando nos links abaixo sugestões de leitura, cursos, opções de lazer e mais informações relevantes no período de pandemia.


Mais informações:

https://guiapratodosverem.com.br/

https://www.ohchr.org/SP/NewsEvents/Pages/DisplayNews.aspx?NewsID=25725&LangID=S

https://www.showmetech.com.br/1157-cursos-portugues-certificado-gratuito/

http://www.anped.org.br/news/leituras-de-quarentena

https://tatyaraujo.rettore.com.br/

https://www.grupoadastra.com.br/csa-e-coronavirus


#paratodosverem: imagem em fundo amarelo e com símbolo branco em formato de selo dando destaque ao título "Edital auxílio emergencial ampliado".

08/04/2020- PRAEC divulga edital de auxílio emergencial ampliado

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (CACOM), divulga o lançamento do edital Nº 03/2020 referente ao Auxílio Alimentação Emergencial Ampliado. O auxílio tem o objetivo de auxiliar nos custos de alimentação de discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante o enfrentamento da pandemia de COVID-19 (período de suspensão das aulas). Confira o edital no link abaixo.

Mais informações:

http://ufpi.br/noticias-coronavirus/35971-praec-divulga-edital-de-auxilio-alimentacao-emergencial-ampliado

#paratodosverem: imagem que representa o novo coronavírus (COVID-19) em três dimensões e em fundo preto. Imagem do vírus de forma esférica e flutuante representado com superfície cinza e com diversas extremidades salientes com cores vermelhas e alguns pontos alaranjados na superfície cinza do vírus.

07/04/2020-PRAEC-Resultado auxílio alimentação emergencial-ITA

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (CACOM) e dos Núcleos de Assistência Estudantil (NAE), divulga o RESULTADO FINAL da seleção para o AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO EMERGENCIAL (ESTUDANTES COM ITA), previsto na Portaria Nº07/2020 - PRAEC/UFPI. Confiram no link abaixo os resultados de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus.

Mais informações:

http://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/35967-ita-resultado-final-da-selecao-para-o-auxilio-alimentacao-emergencial-para-beneficiarios

#paratodosverem: imagem com fundo azul com símbolos em 3 dimensões do vírus Covid-19, apresentando em destaque o título "Protocolo para ações internas em caso suspeito da Covidi-19 na comunidade da UFPI". Na parte inferior da imagem aparece o brasão da UFPI com destaque em amarelo para Covid-19 e para o Comitê Gestor de Crise (CGC) em cor branca.

06/04/2020-Comitê Geral de Crise da UFPI divulga protocolo para ações internas em caso suspeito da Covid-19

O Comitê Geral de Crise/CGC da UFPI, divulga nesta segunda- feira, 6 de abril de 2020, o Protocolo para ações internas em caso suspeito da Covid-19 na comunidade da UFPI. Confira no link abaixo.

Mais informações:

http://ufpi.br/noticias-coronavirus/35958-cgc-ufpi-divulga-protocolo-para-acoes-internas-em-caso-suspeito-da-covid-19

#paratodosverem: imagem com fundo azul com símbolos em 3 dimensões do vírus Covid-19, apresentando em destaque o título "UFPI suspende, por prazo indeterminado, atividades acadêmicas e administrativas não essenciais".

02/03/2020-UFPI suspende, por prazo indeterminado, atividades acadêmicas e administrativas não essenciais

A Resolução Nº 15/2020, do Conselho Universitário da UFPI, estabelece a suspensão, por prazo indeterminado, do Calendário Acadêmico 2020.1 e 2020.2, considerando a declaração de pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde - OMS; o estado de calamidade pública no País, decretado em 20/03/2020; a deliberação do Comitê Gestor de Crise (CGC/UFPI); e também a necessidade de isolamento social para resguardar a saúde da comunidade universitária e mitigar a transmissão do novo coronavírus.

Na Resolução, o Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes, presidente do Conselho Universitário, estabelece, também, a suspensão, por tempo indeterminado, de todas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais, que não forem consideradas essenciais, durante o período de enfrentamento da Covid19.

Mais informações:

http://ufpi.br/noticias-coronavirus/35929-ufpi-suspende-por-prazo-indeterminado-atividades-academicas-e-administrativas-nao-essenciais

#paratodosverem: imagem que representa o novo coronavírus (COVID-19) em três dimensões e em fundo preto. Imagem do vírus de forma esférica e flutuante representado com superfície cinza e com diversas extremidades salientes com cores vermelhas e alguns pontos alaranjados na superfície cinza do vírus.

31/03/2020-PRAEC institui auxílio alimentação emergencial para beneficiários do ITA

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), divulga a Portaria 07/2020 que resolve instituir, de forma excepcional e temporária, o Auxílio Alimentação Emergencial, visando auxiliar aos discentes atualmente beneficiários da isenção da Taxa de Alimentação (ITA), que por ocasião do fechamento dos restaurantes universitários da UFPI, e devido às suas condições de vulnerabilidade socioeconômica, estão sem garantia de alimentação básica. O recurso que será pago com Recurso do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) em parcela única de R$ 250,00 a ser creditada em conta corrente do estudante. Esse benefício é exclusivamente para discentes que já são beneficiados do ITA e que já tenham assinado termo de compromisso. O auxílio alimentação emergencial não é acumulativo com nenhum outro benefício em pecúnia da PRAEC e com benefício Residência Universitária (REU), em virtude da disponibilização do Auxílio Residência Emergencial para discentes da Residência Universitária por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Os estudantes que se enquadram nessa condição devem submeter via e-mail(ses.praec@ufpi.edu.br) o anexo constante na portaria, disposta no link abaixo, devidamente preenchido.

Mais informações: 

http://ufpi.br/editais-ufpi/35917-praec-portaria-institui-auxilio-alimentacao-emergencial-para-beneficiarios-da-ita

#paratodosverem: banner da UFPI com fundo azul e símbolos 3d do coronavírus. Na parte superior apresenta em amarelo o texto: COVID-19-novo coronavírus, Comitê Gestor de Crise (CGC)". Na parte central do banner está a imagem de um notebook aberto com a tela projetando o site institucional, ufpi.br/corovirus, com informações sobre ações da UFPI. Na parte inferior do banner, com fundo em amarelo, aparece em destaque o endereço do site com letras brancas.

PRAEC divulga plano de contingenciamento e comunicado sobre atividades da Assistência Estudantil- Cenário de pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19)

Durante o período de suspensão das atividades presenciais, por conta do COVID-19, o NAU está trabalhando de forma remota atendendo toda e qualquer dúvida no e-mail (nau.praec@ufpi.edu.br). Aproveitamos ainda para informar que estamos à disposição, no mesmo e-mail,  para agendarmos sessões psicológicas online de orientação, apoio e suporte aos estudantes, público alvo da educação especial, caso surja alguma demanda que exija um atendimento emergencial. Em relação à Bincs e Bincs ES informamos que somente estão sendo analisados processos para substituição de bolsistas e que calouros e demais casos devem aguardar os editais 2020 que estão em revisão e serão publicados quando retornarem as atividades acadêmicas. Para gravadores de voz e kit lupas ainda vale o edital 2019 até publicação do edital 2020.

Mais informações:

http://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/35805-praec-divulga-plano-de-contingenciamento-e-comunicado-sobre-atividades-da-assistencia-estudantil

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto de um auditório com cadeiras azuis, fixas e enfileiradas. No auditório está a plateia assistindo a apresentação de uma docente que está participando da oficina. A docente está de pé, disposta em frente à plateia e fazendo uso de um microfone. Uma das mediadoras da oficina aparece no canto inferior direito da imagem acompanhando o debate dos casos analisados.

14/02/2020-Seminário de Docência Superior 2020.1- Oficina "EU, NÓS E ELES -O DESAFIO DA INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) participou, no dia 14 de fevereiro de 2020, do Seminário de Docência Superior ministrando a oficina "EU, NÓS E ELES -O DESAFIO DA INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" ministrada por Ms. Maria Dilma Andrade -Pedagoga do NAU (PRAEC –UFPI) e por Ms. Rafaella Santiago -Assistente Social do NAU(PRAEC –UFPI). O Seminário é destinado aos docentes que recentemente ingressaram na Instituição, representando um momento importante para orientações sobre a educação inclusiva, os serviços disponibilizados pelo NAU, os recursos existente na instituição, a Resolução que ampara os estudantes público-alvo do núcleo. A oficina contou com grupos de discussão a partir da análise de estudos de caso. Os docentes foram divididos em grupo com casos diferentes e definidos por cores. Cada grupo recebia uma folha para preenchimento acerca do caso analisado e escolhia um relator para a exposição aos demais grupos e fomento do debate. O momento foi muito proveitoso por possibilitar o diálogo e a reflexão acerca de diferentes possibilidades de atuação com estudantes público-alvo da educação especial, superando estigmas e possibilitando uma novo olhar sobre as metodologias de ensino-aprendizagem e de estratégias possíveis de intervenção.

Mais informações:

http://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/35255-ufpi-realiza-seminario-de-docencia-superior-2

http://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/35070-programacao-do-seminario-de-docencia-superior-2020-1

#paratodosverem: Fotografia em plano horizontal aberto comas as participantes do Projeto Mulheres de Visão e a equipe que coordena o projeto. Todos estão dispostos um do lado do outro em frente a um grande banner com logomarcas dos organizadores do evento.

23/01/2020- NAU prestigia 15ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social

A assistente social do NAU, Rafaella Santiago, esteve presente na solenidade de entrega da 15ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social, iniciativa do Sistema Meio Norte de Comunicação que premiou, na noite dessa quinta-feira (23/01/2020). Ao todo 25 projetos concorreram e buscaram ressaltar a inclusão, geração de renda e promoção do bem.

Os projetos concorrem nas categorias Organização Não Governamental, Organização Governamental, Empresas, Associação e Ação Individual. A categoria Organização Não Governamental (ONG) ficou com o projeto Mulheres de Visão, desenvolvido pela Escola Comradio de Teresina, com o apoio do NAU.

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto em um palco de auditório com a ministrante da palestra disposta em pé e ao lado de uma mesa. Ao fundo da imagem, na parede, aparece a projeção de slides.

03/12/2019- Assistente Social do NAU participou do Seminário Interprofissional: Serviço Social, psicologia e Educação

No dia 3 de dezembro de 2019 a assistente social do NAU, Rafaella Santiago, participou do Seminário Interprofissional: Serviço Social, psicologia e Educação que teve o objetivo de refletir sobre a atuação da psicologia e do Serviço Social nas atuais expressões da questão social. O evento ocorreu com a exposição de palestras e com apresentação de trabalhos. A assistente social do NAU, Rafaella Santiago, proferiu a palestra “Serviço social na Educação: a assistência estudantil e o público-alvo da educação especial”. As palestras tiveram como elemento balizador o Projeto de Lei 3688/2000 que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação.

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto de uma sala de reunião com várias assistentes sociais debatendo em volta de uma mesa grande e retangular.

28 e 29/11/2019- II Encontro de Assistentes Sociais da Universidade Federal do Piauí (UFPI)- PRAEC

Durante os dias 28 e 29 de novembro a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) promoveu o II Encontro de Assistentes Sociais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que contou com a participação das assistentes sociais de todos os campi, a fim de discutir os processos de trabalho e as ações da assistência estudantil para o ano de 2020 nesta universidade.

No primeiro dia foram expostas as experiências exitosas e desafios vivenciados em cada campus. No turno da tarde, a Pró-Reitora da PRAEC, professora Dra. Adriana Paiva, promoveu um encontro entre as assistentes sociais e a Vice-Reitora (reitora interina), professora Dra. Nadir Nogueira, que ouviu as demandas apresentadas e se comprometeu em atendê-las.

No último dia do encontro foi realizada uma produtiva discussão a fim de aprimorar as ações, sistemas, editais e demais instrumentos e processos de trabalho que viabilizam a permanência de estudantes matriculados em curso de graduação presencial com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, público alvo do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) – regido pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010.

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto de pessoas em uma premiação, dispostas em pé, em cima de um palco de auditório, com totens verticais dispostos à sua frente indicando a numeração das colocações (1ª, 2ª e 3ª lugar). O primeiro lugar está no centro da imagem, o segundo lugar disposto no lado esquerdo da imagem e o terceiro lugar está disposto no lado direito. Os vencedores estão segurando o certificado enquanto olham para câmera fotográfica e estão dispostos um ao lado do outro, acompanhados de seus respectivos coordenadores de projeto e uma personalidade institucional como: pró-reitora, reitor e vice-reitora.

19 a 22/11/2019

Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) 

O objetivo da atividade foi agregar toda a comunidade acadêmica realizando de uma só vez seis grandes eventos nas áreas da pesquisa, inovação, ensino, extensão e internacionalização. Essa é a proposta dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI), que, além de potencializarem as atividades afins da Universidade, divulgam para toda a sociedade suas diligências. O evento vai aconteceu entre os dias 19 e 22 de novembro de 2019, em todos os campi da UFPI. 

O Núcleo de Acessibilidade participou na etapa organização, divulgação de suas ações e submissão de trabalhos expondo relatos de experiências de projetos desenvolvidos no Núcleo com o apoio de estudantes bolsistas das mais diversas áreas. Na oportunidade e na categoria relato de experiência o NAU foi contemplado com o primeiro e o segundo lugar na premiação institucional com os projetos: "Construindo recursos para inclusão e apoio educativo", desenvolvido pela psicóloga Brunna Stella Melo e o projeto "Saberes e Fazeres da prática inclusiva: experiência de formação profissional para acadêmicos do Nau", desenvolvido pela assistente social Rafaella Santiago.

Mais informações:

https://www.ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/34366-solenidade-de-encerramento-e-premiacao-do-sufpi

https://www.ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/34214-ufpi-lanca-seminarios-integrados-siufpi

#paratodosverem: imagem do banner do evento. No plano superior, em fundo azul o título do evento "Ciclo de formação: direitos humanos e acessibilidade". Na parte central da imagem, em fundo branco o nome preto em destaque o nome da palestra e do palestrante, "Direitos Humanos e aspectos jurídicos da acessibilidade", ministrado por Raíra Rodrigues Vieira dos Santos, advogada e membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência-OAB). No lado direito da imagem consta uma figura simbolizando o direito, uma pessoa segurando uma balança. No lado inferior esquerdo constam os dados do evento, inscrição no site www.ufpi.br/praec, local: museu de arqueologia da UFPI, no dia 11 de novembro de 2019, das 14h às 17h. No lado inferior direito aparece o símbolo dos organizadores do evento.

11/11/2019 - Ciclo de Formação - Direitos Humanos e aspectos jurídicos da acessibilidade

O evento tem como objetivo discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior, especialmente na Universidade Federal do Piauí, por meio de uma palestra sobre os direitos humanos e sua relação com os aspectos jurídicos da acessibilidade.

A explanação sobre o assunto será realizada pela Advogada e Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil- PI (OAB - PI), a Especialista Raíra Rodrigues Vieira dos Santos.

Local: Auditório do Museu de Arqueologia da UFPI.

Mais informações:

https://www.ufpi.br/ultimas-noticias-praec/33974-ciclo-de-formacao-sobre-direitos-humanos-e-aspectos-juridicos-da-acessibilidade

#paratodosverem: Fotografia em plano horizontal aberto com a placa de inauguração da via universitária disposta em cavalete, ao centro da imagem. A imagem apresenta 14 pessoas, responsáveis pela organização do evento,  dispostas ao lado da placa no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí.

09/11/2019- Inauguração da Via universitária da UFPI

A Via Universitária leva em consideração aspectos de mobilidade e acessibilidade, segurança no deslocamento dos ciclistas e pedestres, além de incentivar o uso de formas de locomoção mais sustentáveis.

A Via Universitária é um sonho realizado que teve colaboração da Prefeitura Universitária (PREUNI), do Centro de Tecnologia (CT) e do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU). O projeto foi pensado visando promover a acessibilidade dentro do Campus e a facilidade de acesso aos centros de ensino. 

Mais informações

https://www.ufpi.br/ultimas-noticias-praec/34155-ufpi-inaugura-a-primeira-via-universitaria

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto de uma parada de ônibus no momento em que várias pessoas descem do ônibus e se deslocam. O ônibus aparece ainda parado, na cor verde, e o agente de trânsito encontra-se atrás do ônibus orientando as pessoas, assim como uma servidora da universidade está disposta entre as pessoas panfletando e orientando.

08/11/2019- Realização de Blitz educativa para uso correto da faixa de pedestre da via universitária

No dia 08 de novembro de 2019 foi realizada a Blitz educativa na via universitária da UFPI com o objetivo de sensibilizar a comunidade universitária sobre o uso correto das faixas de pedestres que são parte do circuito da via universitária a ser inaugurada neste sábado (09/11). A equipe do NAU realizou orientações e panfletagem conjuntamente com a equipe de agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Teresina (STRANS).

Mais informações:

https://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/34087-ufpi-convida-toda-a-comunidade-para-inauguracao-da-primeira-via-universitaria-neste-sabado-9-inscricoes-ainda-estao-abertas

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto de várias pessoas ao redor de uma mesa, em uma sala de artes, realizando a pintura de placas de madeira. Algumas pessoas utilizam máscaras de proteção cobrindo boca e nariz.

06/11/2019-Oficina de pintura de placas educativas para a via universitária da UFPI

Foi realizada no dia 06 de novembro de 2019 uma oficina de confecção de plaquinhas educativas para serem afixadas ao longo da Via Universitária. Uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) em parceria com a Prefeitura Universitária (PREUNI). A oficina foi ministrada pela professora do curso de Artes Visuais da UFPI, Dra. NeilaTanísia, em conjunto com as servidoras e bolsistas do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU). Inicialmente foi realizada uma tempestade de ideias para pensar como gostaríamos de ver nossa UFPI, suas vias, seus espaços e de que forma poderíamos motivar as pessoas a cuidarem mais desse espaço. A partir daí foram sugeridas frases e palavras que foram selecionadas para serem pintadas. As plaquinhas coloridas criadas com e para estudantes universitários, tem a intenção de motivar e informar quanto ao respeito ao meio ambiente e o uso correto da via.

Mais informações:

http://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/34077-oficina-de-pintura-de-placas-educativas-para-a-via-universitaria


#paratodosverem: fotografia em plano fechado contendo do lado esquerdo da foto um banner do Projeto Mulheres de Visão com fundo azul e nome Mulheres de Visão na cor branca e borboleta azul. No lado direito da imagem está o túnel inflável azul co cerca de 2 metros de altura e 3 metros e meio de largura. O túnel também apresenta cortinas também em azul fechando a passagem do túnel. Logo acima do túnel inflável tem escrito um letreiro em cor branca escrito "Túnel Sensorial".

7/10/2019- Ação com o Túnel Sensorial realizada com o(a)s estudantes e docentes do curso de Arquitetura e urbanismo da UFPI com o Túnel Sensorial

No dia 7 de outubro de 2019 o NAU, conjuntamente com a Comradio, realizou uma ação educativa sobre o mundo da pessoa cega e com baixa visão. A ação foi resultante de reuniões anteriores com docentes e Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo sobre a temática e da necessidade do curso ter um olhar diferenciado sobre esse público. No primeiro momento da atividade foram realizadas experimentações sensoriais (táteis, olfativas e auditivas) no túnel. Em seguida, a comunicação da pessoa cega com a pessoa vidente através de mensagem gravada em fone de ouvido. O momento foi muito importante e de visível transformação das pessoas ao final do percurso, conseguindo atingir o objetivo desejado, através do retorno positivo dos estudantes.

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto em uma sala de aula com estudantes e professores dispostos em carteiras formando um círculo. No fundo da imagem estão dispostas as mulheres cegas e com baixa visão do Projeto Mulheres de Visão e se apresentam de frente para o público e de frente para a fotografia.

7/10/2019- Roda de conversa com o(a)s estudantes e docentes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI e as mulheres cegas e com baixa visão do Projeto Mulheres de Visão

Após a experimentação no túnel sensorial, o(a)s estudantes e docentes da UFPI participaram de uma roda de conversa sobre o mundo da pessoa cega e com baixa visão. O diálogo foi constante e os estudantes tiraram dúvidas com as mulheres cegas. As dúvidas englobaram tanto o universo doméstico como o universo da cidade e das instituições. As mulheres cegas falaram dos desafios e como o desenho universal e a arquitetura são importantes na vida dessas pessoas.

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto de um auditório com pessoas dispostas em carteiras em círculo assistindo a palestra. No lado inferior esquerdo da imagem aparece uma intérprete, de costas, sinalizando para a plateia.

23/10/2019 - Ciclo de Formação - Conhecendo os alunos surdos e a deficiência auditiva

O evento teve como objetivo discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência na educação, por meio de uma roda de conversa sobre a deficiência auditiva e surdez, debatendo conceitos, legislações e desmistificando ações e concepções excludentes. 

A explanação sobre o assunto foi realizada pela docente Ádila Silva Araújo Marques, Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenadora do Curso de Libras da UFPI. 

Local: Auditório do curso de Libras da UFPI

Mais informações:

https://www.ufpi.br/ultimas-noticias-praec/33863-nau-realiza-o-ciclo-de-formacao-conhecendo-os-alunos-surdos-e-deficientes-auditivos

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto de uma sala com uma mesa de reunião retangular, ao centro, comporta por várias pessoas em volta da mesa acompanhando a exposição da mediadora, que encontra-se em pé. No lado direto da imagem, e também sentada à mesa, encontra-se a intérprete de Libras, sinalizando para um estudante surdo.

05/09 e 06/09/2019- Realização de visita técnica ao campus de Floriano

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), assim como representantes de outros setores da PRAEC realizam anualmente visitas técnicas para suporte, orientação e troca de experiências às equipes de assistência estudantil e aos discentes. O NAU, sendo representado pela coordenadora e assistente social, Rafaella Santiago, realizou um momento com os discentes e docentes do campus Amilcar Ferreira Sobral- Floriano para orientação acerca dos direitos dos estudantes público-alvo da educação especial, assim como esclarecendo a normativa institucional que sofreu atualização em 2019. O momento também foi oportuno para escutar particularidades de estudantes e debater com a equipe técnica, assim como realizar encaminhamentos para outros setores institucionais. Em um outro momento o Nau e equipe técnica dialogaram, trocaram experiências e traçaram ações.


Mais informações:

https://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/33182-praec-itinerante-desenvolve-acoes-em-picos-e-floriano


#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto de uma sala de aula com carteiras amarelas dispostas nas laterais da sala e pessoas sentadas em círculo no chão, durante a oficina. As mediadoras da oficina estão dispostas em pé, de costas para a imagem.

26 e 27/09/2019- Setembro azul

O dia 26 de setembro é o dia nacional do surdo. Em alusão à data comemorativa e para demarcar a importância da luta pela inclusão, esse mês foi nacionalmente intitulado como “setembro azul”. Para celebrar o Setembro Azul junto à comunidade acadêmica, o curso de Letras Libras da UFPI realizou nos dias 26 e 27 de setembro de 2019 diversas atividades que contaram com a participação do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU). A primeira atividade, ocorrida no dia 26/09, foi promovida pelas as assistentes sociais e psicóloga do NAU, Rafaella Santiago, Rebecca Rocha e Brunna Melo, respectivamente, que promoveram uma roda de conversa sobre o “Bem-estar emocional e as dificuldades da vida acadêmica”, a fim de ressaltar a importância do diálogo com os diversos sujeitos, respeitando as suas particularidades, especialmente do estudante com deficiência. No dia 27/09 a pedagoga do NAU, Dilma Andrade, conjuntamente com as professoras Natália Simeão e Leila Alexandre, realizaram uma oficina sociopoética intitulada “Vivências para pensar as (r)existências com as diversidades”. 

Mais informações:

http://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/33590-praec-participacao-do-nau-no-setembro-azul-da-ufpi


#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto de uma sala de aula com pessoas dispostas em carteiras enfileiradas acompanhando a exposição da mediadora da palestra e os slides projetados em um expositor na parede.

02/09 e 03/09/2019- Realização de visita técnica ao campus de Picos

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), assim como representantes de outros setores da PRAEC realizam anualmente visitas técnicas para suporte, orientação e troca de experiências às equipes de assistência estudantil e aos discentes. O NAU, sendo representado pela coordenadora e assistente social, Rafaella Santiago, realizou um momento com os discentes e docentes do campus Senador Helvídio Nunes de Barros- Picos para orientação acerca dos direitos dos estudantes público-alvo da educação especial, assim como esclarecendo a normativa institucional que sofreu atualização em 2019. O momento também foi oportuno para escutar particularidades de estudantes e debater com a equipe técnica, assim como realizar encaminhamentos para outros setores institucionais. Em um outro momento o Nau e equipe técnica dialogaram, trocaram experiências e traçaram ações.


Mais informações:

https://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/33182-praec-itinerante-desenvolve-acoes-em-picos-e-floriano


#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto com pessoas sentadas em cadeiras brancas dispostas em círculo e com uma mediadora em pé disposta ao centro da roda. O local ao fundo da imagem é com árvores e sem construções.

09 a 13/09/2019-Campanha Setembro Amarelo

A Universidade Federal do Piauí - UFPI, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – PRAEC, realizou a campanha Setembro Amarelo – edição 2019. O NAU atuou compondo a comissão organizadora de todo o evento. O evento teve como objetivo geral construir diálogos sobre o suicídio e a valorização da vida, refletindo sobre os paradigmas institucionais, ampliando o debate sobre a temática, considerando as dimensões macro e microssociais, promovendo o acesso às informações sobre os serviços intra e extra UFPI, favorecendo o autoconhecimento e instigando o debate social em interface com a saúde mental. O evento ocorreu entre os dias 09 a 13 de setembro de 2019 e contou com a realização de rodas de conversa, vivências e palestras. 


Mais informações:

https://www.ufpi.br/ultimas-noticias-praec/32946-setembro-amarelo-edicao-2019

https://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/32945-praec-realiza-campanha-setembro-amarelo-edicao-2019

https://setembroamarelo.ufpi.edu.br/

#paratodosverem: imagem do banner de divulgação do evento. No plano superior, em fundo azul o título do evento "Ciclo de formação sobre trasntorno do espectro autista (TEA)". Na parte central da imagem, em fundo branco o nome preto em destaque o nome da palestra e do palestrante, "Conhecendo o Autismo: diagnóstico, avaliação e intervenções educacionais", ministrado por pela Psicóloga do Núcleo de Acessibilidade da UFPI, Brunna Stella da Silva Carvalho Melo, Mestre em Educação Especial pela UFSCar e Doutoranda em Educação pela UFPI. No lado direito da imagem consta uma figura simbolizando o autismo, fita com desenhos coloridos de quebra-cabeças.

31/08/2019 e 14/09/2019 - Ciclos de Formação - Conhecendo o Autismo

No mês de agosto e de setembro de 2019 foi realizado O CICLO DE FORMAÇÃO SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) - “Conhecendo o Autismo: diagnóstico, avaliação e intervenções educacionais”  que teve como objetivo ampliar o acesso à informação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a comunidade de docentes e discentes da UFPI. O curso foi ministrado pela Psicóloga do NAU, a Ma. Brunna Stella da Silva Carvalho Melo, Mestre em Educação Especial pela UFSCar e Doutoranda em Educação pela UFPI. Foram trabalhados os temas:1) Histórico; 2) Definições; 3) Características; 4) Epidemiologia; 5) Causas; 6) Lei 12.764/2012 – Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA; 7) Diagnóstico e avaliação; 8) Intervenções educacionais. Foram realizados dois ciclos de formação sobre a mesma temática a fim de contemplar o número de inscritos.

Local: Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI

Mais informações:

http://ufpi.br/ultimas-noticias-praec/32606-o-nucleo-de-acessibilidade-da-ufpi-nau-praec-promovera-o-primeiro-ciclo-de-formacao-sobre-inclusao-no-ensino-superior-tema-conhecendo-o-autismo

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto mostrando a psicóloga palestrante disposta em pé, com microfone e com a projeção de slides ao fundo. Na parte inferior da imagem aparece pessoas sentadas acompanhando a apresentação.

23/08/2019- Participação do NAU no I Encontro de psicologia do HU-UFPI: A psicologia e suas possibilidades no campo de atuação contemporânea 

O  I Encontro de psicologia do HU-UFPI: A psicologia e suas possibilidades no campo de atuação contemporânea aconteceu no dia 23 do mês de agosto. Foi um Evento alusivo ao dia do psicológo(a), idealizado junto a equipe de psicologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. Teve como objetivo discutir temáticas pertinentes a prática do psicólogo(a) no cenário atual. A palestra “O núcleo de acessibilidade da UFPI e suas atribuições” foi ministrada pela Psicóloga do NAU, a Ma. Brunna Stella da Silva Carvalho Melo.

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto onde fizemos a entrega de um kit com produtos do Piauí e kit do Projeto Mulheres de Visão para a Perla e a Angelita- coordenadores da rede de leitura. De pé em frente ao painel do encontro estão Dilma, Perla, Antenilton , Angelita e Iraildon . Perla e Angelita seguram um cesto de palha de milho com cajuína, doces e outros itens, a cesta tem um laço de chita florida

07 a 09/08/2019- Participação do NAU no II Encontro Nacional da rede de leitura Inclusiva em São Paulo-SP

O NAU, representado pela Pedagoga Maria Dilma Andrade, membro do GTPI da Rede de Leitura Inclusiva, participou entre os dias 07 e 09 de agosto de 2019 na cidade de São Paulo/SP, do II Encontro Nacional da rede de leitura Inclusiva, o evento contou com a presença de aproximadamente 100 representantes dos Grupos de Trabalho atuantes em todo Brasil.

O evento fez parte das ações comemorativas do Centenário de Dona Dorina Gouveia de Nowill e reuniu os parceiros da Rede Nacional de Leitura Inclusiva, para compartilhar as experiências das ações de inclusão e acessibilidade e da disseminação da leitura inclusiva e acessível em todo território nacional. A programação do evento contou com oficinas formativas, rodas de diálogo, apresentação de painéis de experiências inclusivas, bem como com o lançamento da Pesquisa Nacional sobre Leitura Acessível.


https://novo.redeleiturainclusiva.org.br/

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto com 15 dos participantes do encontro da rede de leitura inclusiva. Alguns estão sentados e outros dispostos em pé olhando em direção à câmera.

10/07/2019- Encontro piauiense da Rede de leitura Inclusiva 2019

O NAU realizou no dia 10 de julho de 2019 o Encontro Piauiense da Rede de Leitura Inclusiva com o objetivo de fortalecer as parcerias locais e traçar planos e ações para o ano de 2019 e 2020. O encontro contou com a realização da Roda de Conversa e do Café com  poesia, como atividade do Grupo de Trabalho da Rede de leitura Inclusiva do Piauí com participação da Perla, representando a Fundação Dorina Nowill e da estudante público-alvo da Educação Especial, Nayara fernandes, poetisa, autora do livro Asas de Pedra, assim como de parceiros do projeto e de novos parceiros convidados como: Ordem dos Advogados do Brasil- OAB-PI, Biblioteários da UFPI, Universidade Santo Agostinho (UNIFSA), Secretaria de Educação Inclusiva do Município de Teresina e Representantes do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão. 

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill, na perspectiva de fomentar o acesso à Leitura e à informação para pessoas com deficiência. Esta ação acontece em âmbito nacional onde cada Estado é mobilizado a formar Grupos de Trabalho para que construam novas ações de leitura e inclusão ou potencializem as já existentes. No Piauí, a Rede é composta por representantes das seguintes entidades/ instituições: Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE);  Associação dos Cegos do Piauí (ACEP); Universidade Federal do Piauí (UFPI); INSTITUTO COMRÁDIO DO BRASIL; Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC) e Fundação de Apoio às Entidades dos Cegos do Piauí (FACEP).

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto de palestra sendo ministrada em um auditório. A palestrante aparece falando em pé na parte inferior do palco, mais próximo da plateia, e logo atrás, sentada em um banco alto, está a intérprete fazendo a interpretação da palestra. No canto superior direito aparece o slide sendo projetado em painel. No parte inferior da imagem aparece pessoas sentadas na plateia acompanhando a apresentação. E no canto inferior direito aparece uma cadeira próximo do notebook em que está sendo projetada as imagens para o datashow.

17/06/2019 - Ciclo de Formação - Conhecendo a Deficiência Psicossocial

O evento teve como objetivo discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior, especialmente na Universidade Federal do Piauí, por meio de uma roda de conversa sobre a deficiência psicossocial, bem como a apresentação das normatizações da universidade voltada aos estudantes com deficiência.

A explanação sobre os impactos da deficiência psicossocial no ensino superior foi realizada pela docente Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí,  Dra. Sofia Laurentino.

Local: Auditório Noé Mendes CCHL/UFPI

Mais informações:

http://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/31603-praec-promovera-o-primeiro-ciclo-de-formacao-sobre-inclusao-no-ensino-superior

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto de todos os pedagogos do encontro dispostos em pé em uma sala de aula, um do lado do outro e olhando em direção à câmera.

24 a 26/04/2019- I Encontro dos Técnicos dos Serviços Pedagógicos da UFPI

Entre os dias 24 a 26 de abril a UFPI, através da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), foi realizado o I Encontro dos Técnicos dos Serviços Pedagógicos que trabalham na assistência estudantil nos campi de Teresina (CMPP), Floriano (CAFS), Parnaíba (CMRV), Picos (CSHNB) e Bom Jesus (CPCE), à luz da temática “A Integração como base para um melhor desenvolvimento profissional”. 

O trabalho dos serviços pedagógicos auxilia alunos a concluírem com êxito seus cursos, corrigindo maus hábitos de estudo, dando dicas para melhorar a aprendizagem, delineando cronogramas de rotina etc. Com isso, relatos de experiência, acessibilidade, operacionalidade da gestão, uniformidade nas estratégias-ferramentas de trabalho e novas leituras fizeram parte da abordagem durante o evento.  A pedagoga do NAU, Maria Dilma Andrade, participou da organização e dos dias de todos os dias do encontro.

Mais informações:

https://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/30968-ufpi-realiza-i-encontro-dos-tecnicos-dos-servicos-pedagogicos-da-praec

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto em um auditório com vários estudantes público-alvo da educação especial dispostos na plateia acompanhando as palestras dos ministrantes que estão em pé no palco do auditório e de costas para a câmera.

21/02/2019-Realização do I Encontro do Público-alvo da Educação Especial

O I Encontro do Público-alvo da Educação Especial teve como objetivo esclarecer dúvidas e prestar orientações sobre os principais serviços  disponíveis para os estudantes PAEE, bem como diagnosticar os principais desafios enfrentados pelos estudantes no cotidiano acadêmico. Contamos com a participação da CACOM, através das assistentes sociais Livia Leal e Iana Cronemberg que orientaram sobre as bolsas disponíveis na PRAEC e a PREUNI, com a participação do arquiteto Evandro Cronemberg, que discorreu sobre os desafios e o planejamento da UFPI para  atender as demandas de acessibilidade arquitetônica. 

Com a presença de 70 estudantes, o encontro trouxe como resultado uma gama de solicitações e pautas para o planejamento 2019. O NAU organizou o segundo momento do encontro em formato de conferência de modo a dividir os estudantes em grupos e a partir de um roteiro inicial, com tópicos voltados à acessibilidade institucional, os mesmos debatessem e pontuassem melhorias a serem relatadas através de um relator por grupo e transformadas em demandas ou projetos.

#paratodosverem: fotografia em plano horizontal aberto de uma sala de aula com várias pessoas sentadas acompanhando a palestrante e a apresentação de slides. As pessoas estão em fileiras e de costas para a câmera e, ao fundo da imagem, está a palestrante em pé e no canto superior direito da imagem aparece a projeção dos slides em um painel.

14/02/2019- I Encontro Pedagógico do Campus Cinobelina Elvas (Bom Jesus)

O I Encontro Pedagógico do Campus Cinobelina Elvas (Bom Jesus) consistiu na realização de uma palestra no dia 14 de fevereiro de 2019 junto aos docentes para apresentação sobre o Núcleo de Acessibilidade da UFPI e suas atribuições, bem como para discussão acerca da inclusão do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) no referido Campus.