Projetos

Conheça nossos projetos e projetos parceiros:

  • PROJETO MULHERES DE VISÃO

Realizado em parceria com a Escola Conradio, Instituto Ileve, com financiamento da Fundação Interamericana, tem como objetivo promover o protagonismo e empreendedorismo de 25 mulheres cegas de Teresina.

Dentre as ações previstas constam a realização de cursos de capacitação com essas mulheres, a realização de um documentário, publicação de um livro com a metodologia e resultados que serão obtidos durante os três anos da sua realização, bem como a realização de uma pesquisa do mercado de trabalho para pessoas cegas, em que a produção de dados estatísticos será realizada pela UFPI. Ademais, o projeto também pretende criar um Fórum Permanente de Negócios Acessíveis do Piauí com a participação de várias organizações sociais, empresas e do poder público.

  • PROJETO BIBLIOTECA PARA TODOS

Tem por objetivo tornar a Biblioteca da UFPI acessível, com ampliação do acervo adaptado para estudantes com deficiência visual.


  • PROJETO FLOR DE MANDACARU

Realização de rodas de conversa e oficinas com as mães dos estudantes público alvo da educação especial, que em sua maioria, passam o dia na universidade acompanhando seus filhos.

  • GT DE LEITURA INCLUSIVA

O Grupo de Trabalho Rede de Leitura Inclusiva é um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill, e realizado em parceria com diversas instituições públicas e privadas do Piauí, na perspectiva de fomentar o acesso à leitura e à informação para pessoas com deficiência. Esta ação acontece em âmbito nacional, e cada estado é mobilizado a formar Grupos de Trabalho para mobilizarem a ampliação e circulação do acervo de livros acessíveis e assim promover a leitura inclusiva.

PROJETO TRABALHO ACESSÍVEL

O NAU, em parceria com a Ação Social Arquidiocesana de Teresina(ASA), a executora do projeto, desenvolve ações a fim de identificação de pessoas com deficiência para inclusão no mercado de trabalho. O serviço busca a qualificação profissional a fim de viabilizar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.