Projetos/Parcerias

Conheça nossos projetos e projetos parceiros:

Realizado em parceria com a Escola Conradio, Instituto Ileve, com financiamento da Fundação Interamericana, tem como objetivo promover o protagonismo e empreendedorismo de 25 mulheres cegas de Teresina.

Dentre as ações previstas constam a realização de cursos de capacitação com essas mulheres, a realização de um documentário, publicação de um livro com a metodologia e resultados que serão obtidos durante os três anos da sua realização, bem como a realização de uma pesquisa do mercado de trabalho para pessoas cegas, em que a produção de dados estatísticos será realizada pela UFPI. Ademais, o projeto também pretende criar um Fórum Permanente de Negócios Acessíveis do Piauí com a participação de várias organizações sociais, empresas e do poder público.

Tem por objetivo tornar a Biblioteca da UFPI acessível, com ampliação do acervo adaptado para estudantes com deficiência visual.


Realização de rodas de conversa e oficinas com as mães dos estudantes público-alvo da educação especial, que em sua maioria, passam o dia na universidade acompanhando seus filhos.

As ações voltadas às mães são essenciais para a construção da autonomia dos/as estudantes, assim como para promoção de um ambiente mais agradável aos familiares que permanecem na instituição ao longo do dia. As oficinas possibilitam o desenvolvimento de habilidades e a valorização/troca de saberes no grupo, assim como a possibilidade de geração de renda, autocuidado e orientação sobre direitos sociais. 

O Grupo de Trabalho Rede de Leitura Inclusiva é um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill-SP e realizado em parceria com diversas instituições públicas e privadas do Piauí, na perspectiva de fomentar o acesso à leitura e à informação para pessoas com deficiência. Esta ação acontece em âmbito nacional, e cada estado é mobilizado a formar Grupos de Trabalho para mobilizarem a ampliação e circulação do acervo de livros acessíveis e assim promover a leitura inclusiva.

PROJETO TRABALHO ACESSÍVEL

O NAU, em parceria com a Ação Social Arquidiocesana  de Teresina(ASA), a executora do projeto, desenvolve ações a fim de identificação de pessoas com deficiência para inclusão no mercado de trabalho. O serviço busca a qualificação profissional a fim de viabilizar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.