Serviços do NAU

Conheça mais sobre nosso Objetivo e tipos de atendimentos:

O NAU tem como finalidade a promoção da permanência, participação e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE): pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação no ensino superior, a fim de contribuir para o sucesso do público-alvo da educação especial na vida acadêmica. 

Sua importância está em escutar e mediar as demandas do público-alvo da educação especial na instituição e propor ações e serviços junto a estudantes e servidores com o objetivo de propiciar um ambiente educacional inclusivo. A partir de 2019 as pessoas com deficiência psicossocial também foram contempladas no público amparado na instituição como pessoa com deficiência (Resolução 076/2019).


Realizamos atendimentos individuais (social, psicológico e pedagógico) para conhecer os estudantes PAEE. Atuamos na identificação das demandas e articulação com os setores e serviços responsáveis para a solução do problema identificado. Suporte com auxiliares acadêmicos e tecnologias assistivas (kit lupas manuais, gravadores de voz, adaptação de material, computadores, etc). Ademais, realizamos um trabalho de mediação com outras pró-reitorias e serviços a fim de dar andamento a projetos e ações de inclusão e acessibilidade em âmbito institucional.



O Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI) é um espaço localizado na Biblioteca Central, Jornalista Carlos Castelo Branco, da Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina – PI) que dispõe de recursos acessíveis e tecnologias assistivas para as pessoas com deficiência da UFPI, de outras Instituições e da comunidade externa com a finalidade de promover a educação inclusiva.


O LACI é gerenciado pelo Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) em parceria com a Biblioteca Central e funciona de Segunda a Sexta das 8 às 12h. E-mail para contato e maiores informações: laci@ufpi.edu.br


O referido Laboratório é equipado com computadores adaptados com softwares leitores de tela (DOSVOX e NVDA), teclado colmeia e mouse com acionador de pressão, scanners, fone de ouvido, linha Braille, máquinas de escrever Braille, kit lupas manuais, soroban, reglete, geoplano, televisão, impressora Braille, dentre outros recursos. Além disso, também dispõe de acervo acessível com material impresso em braille e com acervo digital da Biblioteca Digital Dorina Nowill (DORINATECA/http://www.dorinateca.org.br/ ).