Serviços do NAU

Conheça mais sobre nosso Objetivo e tipos de atendimentos:

  • OBJETIVO:

O NAU tem como finalidade a promoção do acesso, permanência, participação e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE): pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação no ensino superior, a fim de contribuir para o sucesso do público-alvo da educação especial na vida acadêmica.

Sua importância está em escutar e mediar as demandas do público-alvo da educação especial na instituição e propor ações e serviços junto a estudantes e servidores com o objetivo de propiciar um ambiente educacional inclusivo. A partir de 2019 as pessoas com deficiência psicossocial também foram contempladas no público amparado na instituição como pessoa com deficiência (Resolução 076/2019).


  • TIPOS DE ATENDIMENTOS:

Realizamos atendimentos individuais para conhecer os estudantes PAEE, atuamos na identificação das demandas e articulação com os setores e serviços responsáveis para a solução do problema identificado. Ademais, realizamos um trabalho de mediação com outras pró-reitorias e serviços a fim de dar andamento a projetos e ações de inclusão e acessibilidade.


  • Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI)

Situado na Biblioteca Central da UFPI, o NAU é responsável pela organização do Laboratório de Acessibilidade e Inclusão, que tem como objetivo atender estudantes com deficiência por meio de computadores adaptados, máquinas de braile para conversão de texto, bem como um espaço reservado de estudo com equipamentos ampliados.